16 de Julho – Dia do Comerciante

O dia 16 de julho tornou-se uma data muito especial para todo empresário que atua no comércio, pois ele celebra o Dia do Comerciante.

Diferentemente do Dia do Comércio, que tem um caráter generalizador, simbolizando a atividade econômica, o Dia do Comerciante tem a característica de ser específico, pois presta homenagem ao proprietário da empresa, ou seja, para aquela pessoa que investe e se dedica profissionalmente na atividade do comércio.

A origem de tudo isso vem de 1953, quando o Presidente do Senado Federal, João Café Filho, instituiu o dia 16 julho como Dia do Comerciante, por ser aniversário do Visconde de Cayru, José da Silva Lisboa, que foi o grande influenciador junto ao príncipe regente (Dom João VI) para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com outros países em 1808, além de ter sido um participante ativo na criação das primeiras leis que estimularam o comércio brasileiro, que antes era muito dependente de Portugal.

Embora tenha ocorrido todo esse empenho histórico para o desenvolvimento do comércio e, consequentemente, a profissionalização do empresário desse segmento econômico, ser comerciante no Brasil ainda não é algo prático, mas extremamente desafiador. O país ainda possui leis arcaicas e excessivamente burocráticas que dificultam e desmotivam os que atuam e almejam investir nessa atividade. É preciso ter muita coragem, garra, determinação e capacidade de superação para ser um comerciante de sucesso frente à dura realidade brasileira.

Apesar disso, nem tudo é em vão. Mesmo que o cenário não seja o dos melhores, muitas soluções foram geradas e proporcionadas por muitos comerciantes, que desejaram prosperar no país. Um grande exemplo disso é a CDL: a Câmara dos Dirigentes Lojistas é uma entidade de classe que há anos luta em defesa do empresariado lojista. Nela, o comerciante tem todo o apoio necessário para suportá-lo e orientá-lo em suas dificuldades.

Portanto, empresário, saiba de algo importante: você não está sozinho. Mantenha o foco, motive-se e venha para a CDL. É com a união da classe lojista que serão viabilizadas as soluções necessárias para um melhor desempenho e desenvolvimento deste ramo de atividade.

Juliano Gentile – CDL Jovem