Em: Notícias CDLNITEROI

75% dos brasileiros possuem cartão

A parcela de brasileiros com algum tipo de cartão – seja ele de crédito, débito ou de alguma loja – subiu de 68% em 2008 para cerca de 75% da população brasileira neste ano, apontam dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

 

 

Os dados fazem parte da quinta edição da pesquisa sobre o mercado de cartões, encomendada pela entidade ao Instituto Datafolha. Já com relação aos estabelecimentos comerciais, os meios eletrônicos de pagamento também ganharam mais espaço e respondem pela maior fatia de faturamento, com 58%, ante 52% em 2008.

Modalidades

Entre as modalidades de meios eletrônicos de pagamento, a pesquisa indica que o cartão de débito é o que apresenta maior representatividade em diversos indicadores, como posse, hábito de uso, preferência e participação nos gastos mensais do consumidor.

A posse do cartão de débito foi a que mais cresceu nos últimos quatro anos, de 53% em 2008, para 62% em 2012. Na sequência aparece o cartão de crédito, que passou de 48% para 52% no mesmo período analisado.

“O cartão de débito vem consolidando ainda mais sua presença. Os consumidores passaram a usar mais esse instrumento em substituição ao dinheiro de papel”, disse Claudio Yamaguti, presidente da Abecs.