Em: Café Empresarial CDL | Notícias CDLNITEROI

Aumentar suas vendas com medidas de acessibilidade – Café Empresarial

No dia 5 de novembro foi realizado mais um Café Empresarial da CDL Niterói. A edição da Região Oceânica, no restaurante Noi, de Itaipu, teve como tema o aumento de vendas ao aderir medidas de acessibilidade. A palestrante convidada foi Carol Siggelkow, mestre em Engenharia Civil, especializada em acessibilidade.

Durante o evento, compartilhou a sua experiência e vivência com o tema. “Meu pai se tornou cadeirante e me fez querer retomar esse projeto. Quero mostrar uma nova forma diferente de analisar a acessibilidade, um olhar mais humano, menos frio. E aqui foi um palco maravilhoso para expor essa perspectiva”, disse.

Ela apresentou alguns exemplos de barreiras que as pessoas com deficiência encontram em alguns estabelecimentos: física, atitudinal e de comunicação. Além de rampas, ela chamou atenção para a importância de um bom atendimento. “Você pode ter se adaptado, mas se o funcionário não estiver bem instruído para orientar o consumidor com deficiência, o seu empreendimento ainda não será acessível”, explicou.

Para ampliar o debate, Bruno Teixeira e Letícia Jacob, da Secretaria de Acessibilidade, também estiveram presentes. Alertaram para medidas irregulares, como a inclusão de uma rampa que atrapalhe o fluxo de pedestres na calçada, e seguindo a linha de pensamento de Carol, reforçaram que o público com deficiência é fiel e quer consumir. “Eles estão cobrando os direitos deles e querem estar na sociedade. Não espere a fiscalização bater na sua porta, se adapte. Quem ganha é você”, afirmou Letícia.

Confira a matéria completa na próxima edição da revista O Lojista