Café da Manhã Empresarial – Investimentos para microempresas

Programa Compra Mais e linhas de crédito oferecidas pela AGE-Rio foram apresentados durante evento na CDL Niterói

Cerca de 100 empresários de Niterói e região participaram do Café da Manhã Empresarial realizado, ontem, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói para a apresentação do programa Compra Mais, uma iniciativa do Sebrae-RJ para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas  através de ações de compras governamentais. A proposta é fazer com que as empresas locais do Leste Fluminense, composto por Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Maricá e Tanguá, vendam seus produtos e tenham como clientes as prefeituras de seus municípios.

Além disso, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a nova parceria da CDL Niterói e do Governo do Estado, que apresentou detalhes sobre a AGE-Rio, uma agência de fomento do Estado do Rio que visa fornecer linhas de crédito para micro e pequenos empresários de Niterói através de leis de incentivos. A agência tem como objetivo realizar cerca de dez empréstimos até dezembro para empresários da cidade.

“Investimos em projetos de todos os portes da micro à grande empresa e contribuímos para a geração de emprego e renda”, explicou Dário Castro, diretor da AGE-Rio.

O programa Compra Mais pretende conscientizar os gestores públicos sobre a importância de comprar mais dos pequenos negócios, o que fortalece estes empreendimentos e, consequentemente, desenvolve a economia local. Mas, para isso, é necessário que os municípios regulamentem o capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estabelece diversas facilidades para que os pequenos negócios participem das compras públicas, como a preferência para contratação de micro e pequena empresa em caso de empate em licitações.

Empresas e gestores públicos interessados em fazer parte do Compra Mais devem se inscrever no escritório regional do Sebrae. O endereço é Rua General Andrade Neves, 31, Centro. Telefone: 2622-3610.

O Café da Manhã Empresarial tem o objetivo de promover encontros para esclarecimentos sobre serviços da CDL prestados à população. O encontro é realizado mensalmente na sede da CDL, na rua General Andrade Neves, 31, 3º Andar, no centro do município.

O evento tem como patrocínio a Unimed Leste Fluminense e é realizado pela CDL Niterói e pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Itabus, jornal O Fluminense, Contactus e do site PorumClick.