Sobre o Caio Martins, em 2020, o espaço ficou mais de um ano parado em função da pandemia de Covid-19, retomou suas atividades esportivas de natação e hidroginástica mas, atualmente, encontra-se completamente fechado por outros motivos e sem previsão de retorno de acesso para a população. Moradores antigos dos bairros de Icaraí e Santa Rosa lamentam o ocorrido; como o próprio secretário de administração:
“Eu sou fruto da escola pública; estudei no Colégio Machado de Assis no Fonseca e nós fazíamos muitas atividades no Caio Martins. Desfiles, jogos escolares. Nós nos sentimos tristes quando passamos e vemos que o espaço não está sendo utilizado”, disse Vieira.
Além da importância para a classe do esporte, o ginásio foi palco de shows musicais de diversos artistas da MPB, como o cantor Roberto Carlos, Padre Fábio de Melo e até show de humor com o inesquecível Paulo Gustavo. O Caio Martins está localizado na Rua Presidente Backer, em Icaraí, na esquina com a Avenida Roberto Silveira. Ocupa mais de 40 mil metros quadrados de área, representa a união de todas as comunidades da cidade, evita crianças à toa nas ruas, é um estímulo para a saúde e, como diz o vereador Marcos Sabino “o Campo de São Bento é o pulmão da cidade e o Caio Martins é o coração”.
O vereador Fabiano Gonçalves citou também a necessidade de utilização do espaço pela Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos) e AFR (Associação Fluminense de Reabilitação). “A Andef e a AFR não tem aonde praticar esporte”, realçou Gonçalves.
A ata da audiência pública, assim como a lista de abaixo-assinado, foram entregues para a promotora Renata Scarpa para fortalecer as ações necessárias e ela já deixou bem claro que já existem dois procedimentos envolvendo o espaço.
“Um é da Promotoria do Meio Ambiente que se relaciona à segurança da edificação (Justamente a falta de manutenção acarretou problemas). E na minha promotoria, que é da Cidadania, eu instaurei um procedimento para apurar a situação de interrupção total de todas as atividades”, explicou a promotora ao ir mais além e explicar:
“O cerceamento a esse direito ao esporte e ao lazer, que são direitos inerentes a uma boa qualidade de vida, e então à cidadania, estão na minha promotoria. E a condução que o inquérito pretende ter é de garantir que estas atividades sejam retomadas enquanto se tenha uma solução final. Pelo menos as atividades aquáticas; porque a gente sabe que o município vai ter dificuldade de oferecer uma alternativa”, disse a promotora.
Especulações sobre o destino do Caio Martins preocupam os moradores, mas a promotora Renata Scarpa disse que a destinação do Caio Martins tem que continuar sendo de esporte e lazer.
O assessor Bruno Lessa ouviu as demandas, disse que o governador está disposto a dialogar.
“Nós precisamos buscar soluções dos seus problemas encontrados. Acho que o fim do contrato de concessão com o Botafogo foi um momento de oportunidade”, disse Bruno.