Em: Notícias CDLNITEROI

CDL Niterói participa de seminário do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo

Evento aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu representantes de diversas CDLs do Estado

O presidente da CDL Niterói, Fabiano Gonçalves, e o vice-presidente, Luiz Vieira, participaram do seminário do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) na última quarta-feira (29), no Rio de Janeiro. O encontro, que reuniu representantes de diversas CDLs do Estado, teve como foco a qualificação das lideranças do sistema CNDL para gestão eficiente das entidades, com destaque para as estratégias de estruturação das demandas do varejo na agenda governamental.

Para o presidente da FCDL RJ, Marcelo Mérida, que participou do evento, a iniciativa é necessária para o fortalecimento do segmento varejista no Brasil. “A FCDL Rio apoia e participa integralmente de programas e projetos dessa magnitude. O papel das micros e pequenas empresas é ativo e impacta diretamente a geração de emprego e renda no país. Entendendo esse momento tão adverso economicamente, a promoção de iniciativas como essa, que visam o desenvolvimento e fortalecimento do segmento, devem ser comemoradas”, destaca.

A ação faz parte do convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae para elaboração de propostas de políticas para melhorar o ambiente de negócios no varejo. Fabiano Gonçalves acredita que a parceria entre as entidades promoverá significativos avanços no varejo nacional. “Acompanhamos uma das ações do PNDV, que é bem mais amplo e, ao final, terá abrangido milhares de pessoas envolvidas diretamente com o varejo e capazes de disseminar o conhecimento. O setor produtivo pode e deve propor mudanças às políticas públicas e o programa será fundamental para, juntos, alcançarmos objetivos comuns”, acredita o presidente da CDL Niterói.

Lançado em outubro do ano passado, o PNDV foi desenvolvido com o objetivo de melhor o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de Políticas Públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. Serão realizadas ações em todas as regiões do país, atingindo mais da metade dos estados.