Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Choque de ordem agrada lojistas da região

A notícia de que a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no centro de Niterói vai receber uma operação no próximo dia 30 é vista positivamente por lojistas e comerciantes. A via receberá um “Arrastão da Ordem” da secretaria Municipal de Ordem Pública.

Segundo informou o secretário da pasta, coronel Marcus Jardim, no próximo dia 30, às 9h, o local receberá as mesmas ações da Operação Calçada Livre, como desobstrução das calçadas, fiscalização dos alvarás de estabelecimentos, combate ao comércio irregular, proibição do estacionamento da altura da rua Visconde de Sepetiba até a Visconde do Rio Branco, entre outras medidas.

O conselheiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), Joaquim Pinto, acredita que a ação trará bastante progresso à avenida. “É extremamente positivo esse reordenamento do Centro. A única ressalva é sobre a retirada do estacionamento na Amaral Peixoto, o que pode trazer alguns prejuízos, mas de qualquer forma, é uma ação de ordem e isso trará bastante progresso à Avenida Amaral Peixoto”, disse.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas), José Luiz Pascoal, o “Arrastão da Ordem” vai trazer benefícios aos lojistas do Centro. “Tem todo o nosso apoio (a ação). É preciso que haja o combate ao comércio ilegal, que é grande responsável pela desordem na Amaral Peixoto. De qualquer forma, essa ação será muito bem-vinda”, afirmou.

Além das intervenções na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, a Avenida Visconde do Rio Branco, entre o shopping Bay Market e a Praça Juscelino Kubitscheck, também receberá o choque de ordem. Segundo o coronel Marcus Jardim, o objetivo nesta via é acabar com o estacionamento irregular de motos, que acontece ao lado da Estação Arariboia.

Confira a resolução da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade:

Art. 1º.

Proibir o estacionamento, das 6h às 22h, no período de 18 de outubro de 2013, todos os dias da semana, até o dia 30 de novembro de 2013:

I) na R. Visconde de Sepetiba, trecho compreendido entre a R. São João e a R. Marechal Deodoro;

II) na R. Marechal Deodoro, trecho compreendido entre a R. Visconde de Sepetiba e a Av. Jansen de Melo.

Art. 2º.

Autorizar interdições, a critério da supervisão operacional na observação local, nas Ruas Cônsul Francisco Cruz e Alcides Figueiredo, nos atributos do artigo 89, inciso I do CTB.

Art. 3º.

Transferir o ponto de ônibus municipal da R. Marechal Deodoro do nº 324 para o nº 272, no período prescrito no Art. 1º.

Art. 4º.

Proibir a entrada de carretas na área de Carga e Descarga do estabelecimento comercial situado à Rua Marechal Deodoro nº 360, de 8h às 22h, no período de 18/10/2013 até 30/11/2013.

Art. 5º.

Estabelecer como ponto de apoio para os veículos de carga a R. Pres. Castelo Branco, em ambos os lados da via.

Art. 6º.

Estabelecer que no período e horário estabelecidos no Art. 1º:

I) a entrada de veículos de clientes do Supermercado Guanabara será, exclusivamente, através do acesso da R. Marechal Deodoro e a saída pela R. São João;

II) a entrada de veículos de aluguel (táxis) será pela R. São João;

III) O acesso ao estacionamento pela Av. Marquês do Paraná estará fechado.

Art. 7°.

A Niterói Transporte e Trânsito S.A. – NiTrans – avaliará a necessidade técnica de se cumprir todo o período de dias previstos no Art. 1º, analisando as necessidades reais.

Art. 8°.

Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, com vigência até o dia 30/11/2013, revogadas as disposições em contrário.