Em: Notícias CDLNITEROI

Comerciantes propensos a contratar número maior de empregados

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgou que mesmo com a queda na intenção de investir, os comerciantes estão mais propensos a contratar funcionários neste ano de 2012.

O IIEC, que mede a propensão no setor de varejo, diminuiu em comparação a janeiro, assim como a intenção de investimento teve uma queda de 3%. O nível de estoque, de acordo com a expectativa de novos funcionário, subiu 2%.

A estabilidade do Icec em fevereiro reflete essa situação após a queda do primeiro mês que desestimulou os investimentos. Em relação ao nível alto de estoques, as vendas refletem uma recuperação mais lenta, e a intenção de contratar está ligada à expectativa mais positiva em relação ao segundo semestre.

No que se refere ao nível de investimentos, há um efeito estatístico por causa da base alta de comparação. Mesmo assim, a expectativa continua alta, em 110 pontos. Diferentemente do que acontece na indústria, por exemplo, o que vemos no varejo é uma desaceleração, mas com manutenção do otimismo.

O Banco Central já virou a posição que adotou no início de 2011 tendo em vista o desaperto monetário, cujo efeito vai ser sentido no segundo semestre.