Comércio virtual está crescendo em todo o País

O comércio eletrônico se tornou destaque no Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado, faturando na web R$ 2,7 bilhões com força das classes C, D e E correspondendo a um crescimento de 26% ao ano.

A empresa de análises e-bit divulga o número de 32 milhões de usuários brasileiros que pretendem fazer compras pela internet. De acordo com o IBGE, nos últimos 3 meses de 2011 o PIB do setor subiu e cada vez mais, essas vendas saem das lojas físicas em direção ao setor eletrônico. Na maioria das compras realizadas na web, a forma de pagamento é feita através dos cartões de crédito, forma de pagamento que faz crescer esse mercado virtual, pela facilidade e oportunidade de parcelar as compras em diversas vezes sem sair de casa.

Segundo a Com Score, empresa que mede a audiência da internet, mais de 86% dos brasileiros com mais de 15 anos, que estão on-line por meio de um computador em casa ou no trabalho, procuram sites de compras.

O número de acessos no Brasil tem crescido cerca de 2,5 vezes mais rapidamente do que outros endereços. Em janeiro de 2012, foram 41,5 milhões de visitas a sites de vendas on-line contra 31,4 milhões do mesmo período de 2011, um crescimento de 32%.

A previsão para 2012, com uma base de usuários maior, é que o faturamento do comércio eletrônico cresça 25% no Brasil.

A nova aposta para a venda virtual está no Facebook. Atualmente a rede social possui mais de 37 milhões de usuários ativos, desse total, 51% visitam o site diariamente.

À medida que a maior rede social do planeta caminha em direção a uma oferta pública inicial de ações avaliada em 5 bilhões de dólares, aumentará a pressão de Wall Street para que ela encontre novas fontes lucro e reduza sua dependência de publicidade, que no ano passado correspondeu por 85 por cento do faturamento.

Para dar uma resposta efetiva um grupo de empresas iniciantes de comércio eletrônico está apostando que o Facebook pode se tornar uma potência do comércio eletrônico capaz de rivalizar com Amazon.com e eBay.