Em: Notícias CDLNITEROI

Confiança do comércio cai 1,6% em janeiro

A confiança dos empresários do comércio em janeiro caiu 1,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado na manhã desta terça-feira (29). O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec), pesquisado todo mês pela CNC registrou ainda que os investimentos tiveram alta de 2,2%, impedindo uma retração mais na confiança dos empresários do comércio.

A avaliação das condições atuais da economia caiu em janeiro 7,2% em relação a igual período de 2012, mas na comparação com o mês anterior, dezembro de 2012, subiu 1,9%, a sexta alta consecutiva, diz z pesquisa. Para 44,9% dos empresários pesquisados em janeiro há melhora moderada na economia.

As expectativas do setor permanecem elevadas na comparação anual, segundo a pesquisa. Para 83,4% dos entrevistados a economia deve melhorar em 2013. Na comparação com janeiro de 2012, o índice se mostra inalterado, mas em relação a dezembro do ano passado, houve queda de 4,1%. Segundo a pesquisa, o menor otimismo no setor acompanhou a queda das expectativas registradas nos últimos boletins semanais Focus divulgados pelo Banco Central (BC).

De acordo com 68,9% dos empresários entrevistados há tendência de contratação maior nos próximos meses. As empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as mais propensas a investir na contratação de funcionários, informa a pesquisa da CNC.

A pesquisa conclui que no início de 2013 os empresários do comércio se mostram confiantes, com expectativas elevadas em relação à economia, ao setor e às suas empresas. Na comparação com o mês anterior, há melhoria na avaliação das condições atuais da economia.