Em: Notícias CDLNITEROI

Confiança dos comerciantes cresce 18,6% em fevereiro

 

A confiança do empresário do comércio registrou alta pelo oitavo mês consecutivo. Na comparação com fevereiro do ano passado, o indicador cresceu 18,6% e chegou a 95,5 pontos. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (21), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Os três componentes do indicador, que ponderados chegam ao número final de confiança, também registraram altas expressivas na comparação com fevereiro de 2016. O que mede as condições atuais do empresário cresceu 6,1% ante janeiro e saltou para 61,8 pontos.

O indicador que mede expectativas, por sua vez, caiu ligeiramente para 141,7 pontos e a condição do empresário do comércio para investir registrou alta de 0,3% para 83,1 pontos, diante de melhora na intenção de investimentos (+3,5%) e na percepção de estoques (+0,8%).

Melhor condição para investir

Dados do documento revelam que as expectativas dos comerciantes para os próximos meses estão mais ajustadas. Três itens tiveram quedas na passagem mensal, mas continuam crescendo na comparação anual, além de estarem situados na zona positiva. Segundo a entidade, a intenção de investir na empresa está maior, assim como cresceu a intenção de investimento em estoques.

A pesquisa mostra, ainda, que as reformas econômicas propostas pelo governo federal ajudaram a melhorar o ambiente de negócios. A análise indica que as reformas e medidas de ajuste em andamento no Congresso propiciam um ambiente mais favorável aos investimentos, estimulando a confiança dos comerciantes. As vendas do comércio em 2017 devem experimentar ritmo menos intenso de queda com relativa estabilidade.

Fonte: Portal Brasil