Confiança dos empresários registra maior queda em nove meses

O nível de confiança dos empresários do comércio, medido pelo Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 3,3% em maio, na comparação com mesmo mês de 2012, registrando a maior queda nessa base comparativa desde agosto de 2012.

Para Fabio Bentes, economista da CNC, a desaceleração nas vendas do comércio varejista registrada desde a segunda metade de 2012 tem provocado uma contínua deterioração na avaliação das condições correntes por parte dos empresários do comércio.

“Além disso, a demora na retomada do nível de atividade econômica e a perspectiva de um crescimento menor das vendas em 2013 vêm corroendo as expectativas ainda otimistas para os próximos meses. Esse cenário traduz-se em uma menor propensão à materialização de investimentos no setor. A contratação de funcionários deverá se dar de forma moderada nos próximos meses, de modo a acompanhar o menor ritmo de crescimento das vendas esperado para 2013”, comentou Fabio.

O ÍNDICE

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é indicador antecedente apurado exclusivamente com os tomadores de decisão das empresas do varejo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações empresárias do setor do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6.000 empresas situadas em todas as capitais do País, e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos.

Gráfico de expectativas do empresário do setor do comércio. (Imagem: CNC)