Em: Na mídia

Conselho reforça sensação de segurança em Niterói – Plantão Enfoco – 10/06/2021

Os números referentes aos índices de criminalidade em Niterói referentes ao mês de maio foram apresentados, nesta quinta-feira (10), pelo Batalhão de Niterói (12ºBPM) durante reunião do Conselho Comunitário do Segurança Pública (CCS), que aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro da cidade. Os dados apresentados revelaram estabilidade, na comparação com o mesmo mês do ano passado, com aumento de roubos de veículos, cargas e rua na cidade. Os membros do Conselho entenderam que os números não alteraram a sensação de segurança no município.

Em maio deste ano, segundo os dados fornecidos pela própria corporação, Niterói registrou 97 roubos de rua, 48 de veículos, 11 casos de letalidade violenta e apenas seis roubos de carga. Comparado ao mesmo mês do ano passado, a cidade teve um aumento de 15%, 26%, 10% e 200%, respectivamente. Outros dados divulgados pela corporação revelaram a recuperação de 33 veículos roubados e 97 prisões em flagrante. Os números mostram um aumento de 73% e 40%, respectivamente.

O aumento nos índices criminais, segundo o comandante do 12º BPM, coronel Sylvio Guerra, pode ser explicado com o retorno dos niteroienses às ruas após o relaxamento da quarentena imposta pela Covid-19. O coronel também falou sobre os 200% de aumento no índice relacionado a roubo de carga.

Durante a reunião também foi apresentada a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Niterói. O novo presidente, Francis Leonardo, agradeceu a confiança pela escolha e ressaltou que um dos seus desafios é procurar uma solução, juntamente da Prefeitura de Niterói, para os recentes furtos de hidrômetros e lixeiras, que, em sua maioria, são realizados por moradores de rua.

“É um desafio enriquecedor. Niterói tem uma equipe muito capacitada para cuidar dos assuntos relacionados a segurança pública, passando por todos os setores. Tenho certeza que serão dois anos de muito trabalho e com o pensamento de fazer com que o município seja ainda mais seguro”

Fonte: Plantão Enfoco