Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Consumidores tendem a pagar mais por produtos inovadores

Um produto de sucesso deve ter, além de qualidade, inovação. É o que apontam os resultados do estudo “Sentimento em relação à compra de novos produtos”, divulgado pela Nielsen, provedora global de informações e insights sobre o que o consumidor assiste e compra.

Segundo a pesquisa, 62% das pessoas apreciam o lançamento de produtos pela indústria. Além do grande percentual de consumidores ligados aos lançamentos, os dados apontam ainda que 53% deles chegariam a desembolsar mais por um item inovador.

Os dados demonstram o quanto é importante o empresário inovar em seus produtos e serviços. Atualmente, pensar em novas possibilidades passou a ser um dos poucos diferenciais em um mercado concorrido. No comércio, os concorrentes crescem a cada dia e oferecer produtos inovadores pode fazer o negócio se destacar.

A Pesquisa Global da Nielsen obteve opinião de mais de 29 mil entrevistados com acesso à internet em 58 países.

Ferreira Gullar, um dos maiores poetas do Brasil, em entrevista à Época Negócios, afirmou a importância da inovação no mundo dos negócios. Segundo ele, “O empresário é um intelectual que, em vez de escrever poesias, monta empresas. É um criador, um indivíduo que faz coisas novas.”

O processo de formação e qualificação da mão de obra é entendido como fator estratégico para o aumento da sua competitividade. Por essa razão, os empresários, cada vez mais, investem em cursos e criam estruturas de educação corporativa para cobrir necessidades específicas de cada negócio.

Além do estudo da Nielsen, um outro realizado pela Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (SEBRAE), mostra que micro e pequenas empresas que inovam crescem um terço a mais que as concorrentes. Ainda segundo o estudo, as maiores inovações surgem de ideias simples, práticas e com baixo custo de aplicação.

O que se percebe é que o povo brasileiro de fato é criativo e que, em muitos casos, o que falta é uma qualificação profissional para que esta inovação se reflita em crescimento. Segundo Paulo Okamotto, que já ocupou o cargo de presidente do SEBRAE, a inovação é a chave para ocupar seu espaço no mercado nacional e internacional.

Sabendo da importância da inovação dentro de um negócio, o SEBRAE disponibiliza para o público o programa “Faça Diferente”. Na página www.facadiferente.sebrae.com.br, empresários têm acesso a um grande acervo de áudio e texto para direcionar empreendedores a atingir o sucesso através de ideias novas e criativas.

CONSUMIDORES PAGAM MAIS POR PRODUTOS DE EMPRESAS SUSTENTÁVEIS

Outra pesquisa realizada pela Nielsen aponta que no geral, 77% da população da América Latina preferem produtos e serviços de empresas que possuam programas de responsabilidade social. No Brasil, esta média é de 74% dos consumidores. Os indicadores deste item mostram a importância de inovar e se reinventar. Afinal de contas, há pouco tempo, algumas empresas se preocupavam com questões ambientais e muitas delas agora precisam se adequar às novas diretrizes do mercado consumidor.

MATÉRIA DA REVISTA O LOJISTA DA CDL NITERÓI. Para visualizar a revista completa CLIQUE AQUI