Controle e planejamento de finanças no Café Empresarial

Paulo Roberto Oliveira fala sobre fluxo de caixa para os empresários de Niterói

No dia 8 de maio, aconteceu o Café Empresarial na sede da CDL Niterói. Por conta do feriado que comemora o Dia do Trabalhador, no dia primeiro de maio não houve a edição do evento em Itaipu, como é de praxe. Na semana seguinte, Paulo Roberto Oliveira, administrador de empresas e pós-graduado em Controladoria e Finanças pela UFF, foi convidado pelo Sebrae para ministrar uma palestra sob o tema de fluxo de caixa.

Paulo Roberto iniciou sua fala apresentando indicadores de insucesso de negócios, para explicar quais motivos levam à falência e como evitá-los. “Um dos instrumentos de proteção da empresa é o fluxo de caixa”, disse. Para ele, é importante para a gestão começar estabelecendo metas e objetivos alcançáveis.

Das estratégias necessárias para manter uma linha organizacional satisfatória, Paulo destacou o cálculo correto dos preços de venda, conhecer o valor das despesas fixas da empresa e o ciclo financeiro de suas operações, analisando se há ou não lucro em suas atividades operacionais. “Também é essencial ter um controle financeiro para estabelecer datas de pagamento”, assinalou o palestrante. “As datas devem ser escolhidas de acordo com as melhores datas de desempenho”.

Quando o assunto é capital de terceiros, ele apontou ser um investimento válido desde que agregue valores ao negócio e seja condizente com a realidade e as necessidades da empresa. Com um bom planejamento de gastos, há a possibilidade de se ampliar as estratégias de aplicação de capitais.