Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

De volta ao Parque da Cidade

Em sua 11ª edição, a mostra Casa Design reunirá arquitetos, designers e paisagistas que estão entre os mais conceituados do mercado. A novidade deste ano é que pela primeira vez a mostra – que começa no dia 13 de setembro e vai até o dia 27 de outubro – fará uma reedição do evento que aconteceu em 2012 no Parque da Cidade, porém com outra proposta e com outros convidados.

Eliane Figueiredo prepara mais uma edição da mostra Casa Design, que acontece entre 13/09 e 27/10

Outra novidade do evento deste ano, será a realização de um coquetel beneficente com a ONG Niterói Mais Humana no dia da inauguração. Toda a verba adquirida será doada a um orfanato escolhido por eles.

De acordo com a criadora do Casa Design, Eliane Figueiredo, a beleza da cidade vista do alto e os grandes espaços que o local proporciona, foram os principais motivos para a escolha da casa do Parque da Cidade – que fica na rua Nossa Senhora de Lourdes, no 345, São Francisco, Niterói. Para ela, o grande desafio do evento deste ano foi o “vale a pena ver de novo”. “A vista é espetacular. É tudo novo de novo. A gente vai estar no mesmo espaço, porém com uma nova proposta e com outros profissionais, tão bons quanto os do outro evento e com novas surpresas. É o desafio de provar para o público o quanto um profissional de arquitetura faz a diferença. É uma nova ideia para um mesmo espaço”, acrescentou.

Jornalista de formação, Eliane Figueiredo começou a pensar no projeto Casa Design no ano de 2002, a fim de mostrar os trabalhos feitos por arquitetos, artistas plásticos e designers de Niterói. A partir disso, no ano de 2003, ela reuniu uma gama de artistas plásticos e empresários para a realização da primeira mostra. “Eu já tinha o conhecimento da competência que havia aqui [em Niterói] de bons profissionais. Então, por que não começarmos a buscar esses profissionais aqui? Essa mostra não fala só de arquitetura e design, ela fala de cultura, de arte e de qualidade de vida”, ressaltou.

11ª edição será em casa no Parque da Cidade

Experiente em realizar o Casa Design, a empresária relembrou das edições que mais marcaram durante os onze anos de evento. A primeira foi realizada no ano de 2006, na área externa de uma residência voltada para o Costão da praia de Itacoatiara. Na ocasião, foi construído um espaço denominado “Cozinha Open”, já que a ideia seria de um local para reunir amigos e a família em volta da churrasqueira. “A casa de Itacoatiara é muito bacana. Você tem toda uma natureza que contribui para o trabalho e uma casa muito bem construída, muito confortável e a gente conseguiu fazer um bom trabalho com os profissionais”, lembrou.

Outro evento que a empresária destacou, foi feito em um prédio no ano de 2011. A mostra, que normalmente acontece em mansões, pela primeira vez foi realizada em um edifício com foco na tendência do mercado imobiliário. “Fazer dentro de um prédio que estava em construção na [rua] Joaquim Távora foi quebrar paradigmas. Foi uma forma de a gente se aproximar um pouco mais do mercado”, disse.

Além de expor trabalhos de arquitetos conhecidos em Niterói, a mostra também se preocupa em dar oportunidade para os novos talentos mostrarem o seu potencial. Para isso, uma das atividades desenvolvidas é a parceria existente entre o Casa Design e a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do RJ (Faetec) onde os alunos da instituição vão visitar a mostra gratuitamente. “Nesse projeto as aulas são pautadas dentro do Casa e esse pessoal tem a possibilidade de conhecer um lançamento, ver como ele foi empregado e isso acaba motivando os alunos a conhecerem a arquitetura”, relatou a criadora do evento.

O Casa Design acontecerá de 13 de setembro até o dia 27 de outubro, na R. Nossa Senhora de Lourdes, no 345 (subida do Parque da Cidade), São Francisco. O evento poderá ser visitado de quarta-feira a sábado, das 13h às 23h e aos domingos, das 10h às 20h. O ingresso custará R$ 30,00 (inteira) e idosos acima de 60 anos e estudantes com carteira terão 50% de desconto. O estacionamento público será na praça Nossa Senhora de Lourdes. Em todo o período da mostra, funcionará um serviço de van gratuito da praça até a Casa Design com saídas a cada 15 minutos.