Em: Notícias CDLNITEROI

Dia do Homem é comemorado com palestra sobre saúde masculina

           Para comemorar o Dia do Homem, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói preparou o seu tradicional Café Empresarial nesta terça-feira, 15 de julho, com a palestra “Saúde Masculina- Como anda a saúde do empresário?” ministrada pelo médico urologista Carlos Jardim, coordenador da Sociedade Brasileira de Urologia no setor Leste Fluminense.

            O animado bate-papo contou com a participação do também médico, pediatra, neonatologista e homeopata especialista em saúde holística Pedro Ângelo Bittencourt, que mostrou como a prevenção, os cuidados integrados e a promoção de hábitos saudáveis são essenciais na busca pela saúde.

            “Para ter saúde precisamos de condições básicas como educação, segurança, alimentação, moradia, paz, transporte público de qualidade, meio ambiente, lazer, entre outros aspectos que vão influenciar diretamente na forma como cuidamos de nosso corpo e mente”, explicou Pedro que citou a cidade de Curitiba, que conta com uma plano de  políticas públicas integradas.

            Em seguida, o urologista e andrologista Carlos Jardim ministrou palestra sobre doenças masculinas e a importância da prevenção. Durante o papo, além de tirar dúvidas, apresentou dados alarmantes sobre os atendimentos urológicos, visto que recente pesquisa apontou que 45,8% dos homens não se consultaram com urologista nos últimos 12 meses e outros 18,2%  não realizaram exame de toque retal na última consulta, contra 33,5% que compareceram e realizaram exame.

            “Precisamos que as pessoas entendam que a saúde não deve ser terceirizada, nem seja deixada nas mãos das mulheres. Nosso trabalho é tornar as pessoas gerentes de sua própria saúde”, alertou Carlos.

            Já o presidente da CDL Niterói, Fabiano Gonçalves, lembrou de sua própria experiência em recente consulta com os palestrantes.

            “Estamos lidamos com vidas o tempo todo. Se não fosse o Carlos e o Pedro, que me alertaram sobre a importância de me cuidar, dificilmente iria realizar atividades físicas. A vida é mais do que ter é o ser”, lembrou.

            O Dia do Homem tem como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família. A data tem o reconhecimento e o apoio da  UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).