Diretoria da CDL Niterói solicita apoio das forças de segurança para acabar com os arrombamentos nas lojas – 24/04/2021

O presidente em exercício da Câmara e Dirigentes Lojistas de Niterói, Manoel Alves Júnior, mobilizou um encontro, na modalidade virtual, entre representantes do comércio e autoridades policiais, na manhã desta sexta-feira (23/04), para discutir sobre denúncias de arrombamentos nas lojas do bairro de Icaraí.

Assim como em outras cidades, a pandemia trouxe para Niterói um aumento significativo da população de rua e com isso, maior número de furtos na área. Lembrando que eles estão identificados como pessoas portadoras de doença mental, dependentes químicos, pessoas com problemas financeiros sem ter aonde morar, pedintes e, inclusive, moradores de outros municípios e até de outros países.

No final da reunião, todos os participantes concordaram que é imprescindível o posicionamento do secretário de direitos humanos Rafael e do secretário de saúde, Dr. Rodrigo. Assim como é preciso incentivar os lojistas para sempre realizar o registro de ocorrência dos crimes. Ficou decidido que o Conselho Comunitário de Segurança (CCS AISP 12 NITERÓI) em parceria com o Observatório de Segurança realizarão uma pesquisa detalhada para oficializar os dados, chegar a um diagnóstico correto e apresentar ao MP. A diretoria da CDL se prontificou para colaborar no que for preciso.

Após o debate, a secretaria de assistência social e economia solidária, juntamente com o apoio da guarda municipal, respondeu prontamente às manifestações de insegurança e começou as operações no espaço conhecido como “Rio Decor” para averiguar denúncias de concentração da população de rua no local.