Em: Notícias CDLNITEROI

EAD na Educação Corporativa

 

Desenvolver equipes de alto desempenho traz sempre no pacote a ideia de ter que parar a força de trabalho para treiná-la. É um dilema comum aos empresários que vivem tempos de crise – mais uma – e de mudanças – hoje, sempre. A verdade é que em um “mundo líquido” – conceito cunhado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman -, a fronteira entre o trabalho e o saber é cada vez mais fluida. O ambiente laboral é, definitivamente, um espaço de aprendizado. Empresas que educam são mais eficazes na retenção de talentos e redução de turn over, dentre outras vantagens competitivas.

A tecnologia do nosso tempo permitiu a abertura de uma nova fronteira para o desenvolvimento de pessoas. A educação à distância (EAD) em meio digital não traz mais nenhuma dúvida quanto à sua efetividade nas políticas de RH, ou no desenvolvimento de gestores e especialistas. Há alguns anos, é fato, havia uma barreira de hábito gerada por uma certa desconfiança de que os produtos educacionais online, em geral mais baratos, eram de qualidade duvidosa. Esta barreira já foi rompida até mesmo pela capacidade exponencial de geração e democratização do conhecimento que as chamadas Edtechs (universidades online) permitem. Obter conhecimento por meio digital é uma questão quase mandatória, daqui para o futuro.

O ensino à distância traz fundamentos que podem equacionar alguns problemas da educação profissional, a saber: flexibilidade de tempo, de espaço e de ritmo.

Vale destacar que a educação corporativa EAD deve fazer parte do cotidiano não só de colaboradores, mas também dos gestores. Participar de cursos abertos e livres, seja de matérias técnicas ou comportamentais, de gestão ou idiomas, é parte da nova cultura empreendedora. Costumo dizer que devemos dedicar no mínimo dez por cento de nosso tempo produtivo diário ao aprendizado. Afinal, como disse Derek Bok “se você acha que a educação é cara, experimente a ignorância”.

 

Rodrigo Machado

Professor e Diretor de Estratégia e Conteúdo da Edukinet Educação Profissional

rodrigomachado@edukinet.com.br