Em: Notícias CDLNITEROI

Economia não avança inteiramente sem Política de Segurança adequada, diz secretário de Segurança

Afirmação de José Mariano Beltrame foi feita durante encontro de gestores do setor em Friburgo

Durante o Encontro Regional de Gestores da área de segurança, realizado em Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse que nenhuma economia poderá se desenvolver plenamente sem uma política de segurança adequada. A frase foi dita no encontro com representantes das polícias Civil e Militar e membros das guardas municipais que discutiam a reorganização e o fortalecimento das políticas de segurança no estado.

“Nas próximas décadas, a área de segurança pública será prioridade no país e a atividade policial será reconhecida. Nenhuma economia se desenvolve sem uma política de segurança bem sucedida. Esta é uma luta diária”, disse o secretário.

De acordo com a chefe da Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha, que esteve no encontro, as demandas da sociedade devem ser ouvidas a fim de promover a interação com o sistema operacional. “A filosofia da proximidade conduz à eficiência do trabalho e, a incorporação de boas práticas ajuda a direcionar de forma mais impactante as nossas ações”, afirmou.

No debate, foram abordadas questões de segurança norteadas por ações preventivas, com incentivo à participação da sociedade e a implantação de uma política moderna, técnica e legal que, atue no pleno desempenho das unidades policiais, criando condições para a utilização de instrumentos e mecanismos que reflitam efetivamente na sociedade. Entre os temas centrais da discussão estavam a elaboração de um planejamento estratégico baseado em metas e o diálogo de eixos comuns a toda a região.

Para a vice-prefeita de Nova Friburgo, Grace Arruda, ouvir as bases é fundamental para consolidar o processo de fortalecimento da segurança. “Já conseguimos avançar muito. Dentro de pouco tempo teremos nossa cidade toda monitorada por câmeras de segurança, o que sem dúvida, proporcionará maior tranquilidade. Não podemos deixar de conhecer as especificidades de cada local. Só assim será possível construir algo melhor”, afirmou Grace.

Ao término do encontro, foi realizada plenária de apresentação dos grupos de trabalho e definida a agenda de prioridades do Programa “Compromisso pela Segurança”. A próxima reunião ficou marcada para o mês de outubro.