Em: Eventos passados

Eficiência energética no Varejo

café empresarial

 

É muito comum, principalmente quando levamos em consideração a economia atual, sofrer ou ver colegas empreendedores lutando para controlar os gastos e manter saudáveis as finanças do negócio. Muitas das vezes o empresário que vive essa situação nem consegue identificar onde ele tem perdido mais dinheiro. Pensando nisso, a CDL juntamente com o Sebrae, convidaram para o Café empresarial o Engenheiro químico e consultor do Sebrae, Darío Puertas, para falar sobre formas de como diminuir o peso das contas.

O engenheiro conta que sua competitividade de mercado esta diretamente relacionada ao peso que suas contas mensais têm na sua empresa. “Reduzir seu custo proporciona uma maior lucratividade. Com lucros maiores, necessariamente maior será a sua competitividade”, analisa Darío.

O consultor também conta que existem várias formas de se reduzir o consumo, sendo uma delas aproveitar a luz natural. A combinação de janelas e paredes claras pode reduzir muito a necessidade de lampadas. “Pequenas atitudes podem fazer muita diferença no valor da sua conta no fim do mês”, comenta Darío.

No fim das contas, a maneira mais fácil de controlar seus gastos é anotando todos os seus gastos. Seja em um caderno ou em uma planilha em seu computador. Controlando seus gastos e sabendo identificar com exatidão onde estão os desperdícios, mais eficiente será sua forma de reduzir seus gastos”, finaliza Darío. A CDL, em parceria com o Sebrae, estão sempre buscando formas de atualizar e auxiliar os empresários de Niterói com os cafés e palestras técnicas que são feitos mensalmente.