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Entrevista com Luciano

Luciano Bender é consultor do Sebrae, palestrante e empresário há cerca de 15 anos. Formado em Comunicação Social, especialista em Gestão de Negócios & Marketing, e em Direito, com foco em Direito Empresarial.

O enfoque da sua palestra foi a Copa do Mundo. Quais outros eventos também demandam a atenção do empresário e passam despercebidos?

 

O que eu posso chamar atenção é em relação às datas comemorativas, porque elas costumam ser muito mal trabalhadas no geral. Os empresários, por falta de planejamento principalmente, pensam em fazer algo às vésperas, o que causa perda de oportunidades. É o chamado ‘custo de oportunidade’. Quando você deixa de vender, não chega a ter um prejuízo efetivo, mas perde a chance de lucrar.

 

O planejamento deve iniciar com quanto tempo de antecedência?

 

Você já precisa se preparar pensando no ano seguinte, deve pensar ao menos no orçamento e no plano de marketing para o ano seguinte.

 

Às vezes o empresário não quer fazer uma promoção porque está com algum problema na loja, uma lacuna a ser preenchida. Dá para investir mesmo assim?

 

Sim! Há uma frase interessante de Henri Ford: “Se hoje eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. Você pode usar as promoções para alavancar o seu negócio, mesmo em momentos de crise. É uma questão de mindsetting, justamente nesses momentos que você deve investir – não em preços e descontos, mas fazendo uma ação para promover vendas de acordo com suas necessidades, seja para aumentar o ticket médio, fidelizar o cliente… sempre planejando com criatividade (para gerar interesse em compra) e atenção para não obter prejuízo.

 

Você mencionou um aplicativo de uma grande empresa como um bom exemplo de marketing. Mas para o pequeno e médio empreendedor, também vale a pena?

 

Com certeza. Hoje em dia, ter uma presença mobile é mais importante do que um site, porque as pessoas usam muito o celular. Fazer um aplicativo não é tão caro.