Em: Notícias CDLNITEROI

Entrevista com Paulo Oliveira

Paulo Roberto Miranda Oliveira é administrador de empresas e pós-graduado em Controladoria e Finanças pela UFF. Possui experiência na área de consultoria. Dá aulas e palestras motivacionais nas áreas de estratégia e finanças.

Em que consiste o fluxo de caixa?

 

É um ambiente onde há o registro de dados e se oferece a comparação desses dados para análise. Em resumo, é um instrumento que te propicia uma avaliação através da organização de informações.

 

Quando você percebeu que era importante falar sobre o assunto?

 

Lá atrás, quando eu entendi que meus clientes na empresa em que eu geria estavam com dificuldades de oferecer informações melhores, mais detalhadas, para que pudéssemos ajudá-los. Para essas empresas que já eram nossas clientes, eu comecei um laboratório, e isso propiciou uma melhor relação com as outras que eu comecei a prospectar. Eu propunha a melhoria do entendimento dela mesma com algumas ferramentas, destacando o nosso produto âncora, que tratava da questão creditícia.

 

Quais são os erros mais comuns em relação ao fluxo de caixa?

 

A falta de registro, especificando os gastos. As empresas sabem seus gastos totais, mas não têm registros dos gastos pontuais, do quadro de despesas. Apenas com esses dados pode-se traçar planos e tomar decisões como, por exemplo, comprar mais ou menos de determinado segmento.

 

Isso costuma acontecer com mais frequência nas empresas maiores ou menores?

 

Os dados são coletados de formas diferentes. As maiores costumam investir mais em controles, mas por conta do volume de instrumentos, podem usar um percentual pequeno de cada um deles. Tanto as micro quanto as empresas maiores procuram dar atenção ao que interessa.

 

Você falou em sua palestra sobre as fórmulas para cálculos. Como elas ajudam na organização?

 

Conforme sua necessidade e o momento em que você vive, você precisa selecionar certas informações específicas. Para determinada tomada de decisão, será necessário comparar alguns pontos, e em cada momento você usará uma fórmula da matemática financeira.