Em: Notícias CDLNITEROI

Estacionamento alterado no Centro de Niterói para melhor fluidez

Depois da reclamação dos comerciantes sobre mudança na Marechal Deodoro, NitTrans permitirá que carros parem do lado direito. Ponto de ônibus na rua também será realocado.

Por causa da proibição do estacionamento na Rua Marechal Deodoro, comerciantes do local se uniram e acionaram o presidente da CDL, Fabiano Gonçalves, que levou a reivindicação ao presidente da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), Paulo Afonso. No encontro ficou decidido que o estacionamento no trecho compreendido entre as ruas entre Barão do Amazonas e Visconde de Sepetiba, fica liberado para carga, descarga e parada dos clientes, do lado direito da via. Do lado esquerdo, a proibição permanece. O ponto de ônibus que existe na rua também será realocado e passará para a próxima esquina.

De acordo com Paulo Afonso, a nova portaria, reconfigurando a ocupação do espaço, deve sair ainda hoje, e publicada no máximo na segunda-feira. Mesmo assim, os motoristas que forem ao Centro, já irão encontrar o novo plano em funcionamento.

“Os comerciantes precisam movimentar as mercadorias. Vamos implantar o Niterói Rotativo no local”, afirmou o presidente da NitTrans.

Já Fabiano Gonçalves afirmou que o prefeito Rodrigo Neves foi solícito ao pedido da alteração, entendendo que a localização do comércio se concentra do lado direito e a proibição causaria grande prejuízo financeiro aos comerciantes do local.

“Somos favoráveis ao estacionamento rotativo, pois oxigena o comércio. Sem estacionamento, o cliente não vem. Existem outras ruas no Centro da cidade que também precisam de estacionamento”, explica.

Impacto – A movimentação toda começou ontem de manhã, quando Joaquim Pinto, sócio da Casa das Fechaduras, descobriu que seria proibido parar do lado esquerdo da via. O que chamou a atenção dele foi a medida ter sido aprovada sem a consulta dos proprietários de lojas e sem nenhuma apresentação para amenizar o impacto da proibição.

“As pessoas começaram a me ligar, perguntando sobre o fato. Os comerciantes da Avenida Amaral Peixoto, por exemplo, perderam 50% de lucro por causa da restrição ao estacionamento. As mudanças devem ser feitas levando em conta a particularidade de cada rua. Fazer essa mudança causaria um estrangulamento ainda maior no comércio do Centro de Niterói”, indignou-se Joaquim Pinto, afirmando que sua loja teve queda na movimentação durante o dia de ontem.

O sócio da Casa das Fechaduras ainda indagou sobre o esquema: “Por que só nesse quarteirão? Será que isso iria melhorar de fato o trânsito?”

Liberação – A NitTrans liberou o estacionamento de veículos nas Ruas Coronel Gomes Machado, entre as Ruas Visconde de Sepetiba e Marquês de Olinda. Além do fim da restrição na Rua Evaristo da Veiga, no trecho entre a Rua Coronel Gomes Machado e a Avenida Ernani do Amaral Peixoto.

(com informações do Jornal O Fluminense)