Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Esteja Preparado

Conforme o fundador dos escoteiros disse (em inglês): “BE PREPARED” (“esteja preparado”),  criado pelo fundador do movimento, Robert Baden Powell, e não é coincidência que fosse formado pelas iniciais “B.P.”, pelas quais o fundador era muitas vezes chamado, desde 1907, no livro de sua autoria: “Scouting for Boys” , Baden-Powell explica o significado do lema: “BE PREPARED” (esteja preparado), significando que você deve estar constantemente em um estado de atenção mental e corporal para cumprir o seu DEVER. Esteja preparado mentalmente através de uma disciplina que lhe permita ser obediente a cada ordem, e também pensando de antemão nas situações e acidentes que podem ocorrer, de forma a saber e desejar atuar de maneira correta no momento correto. Esteja preparado corporalmente, tornando-se forte, ativo e capaz de atuar de maneira correta no momento correto.

Essa lição serve para nós empresários brasileiros neste ano de 2014. Se não fosse o fato de termos a Copa do Mundo de Futebol da Fifa em junho próximo, as eleições em outubro, teremos também um cenário para ficarmos vigilantes pois a taxa SELIC que é a referencial do mercado, está estimada em 10,5%aa; a inadimplência subindo, com juros praticados pelos Bancos na ordem de 7,89% ao mês para empréstimos no Cheque Especial (que anualizado chega a 149%); os juros cobrados pelas administradoras dos usuários de cartões de créditos são maiores, 9,35% ao mês anualizado chega 192%; a inadimplência dos consumidores em alta, cerca de 1,7% em novembro/2013. Menos dinheiro entrando na economia e esvaindo-se para o Sistema Financeiro.

Esse cenário vai requerer do empresário muita disciplina no fluxo de caixa, na formação do estoque, para que não sobre mercadoria na prateleira e pague desnecessariamente ICMS ST na compra (que temos combatido muito); um grande conhecimento na formulação do preço, para saber estimar essas variáveis mencionadas acima sem ficar fora do preço do mercado e por fim uma equipe de venda muito comprometida, surpreendendo com resultados oriundos de treinamentos e conhecimentos dos produtos ofertados. A CDL está às ordens para ajudar no que for preciso.

Meu conselho é que pratiquemos exercícios físicos, pois a pressão que vem diariamente sobre nós é muito grande, e dessa forma saudável, podemos manter o corpo são e os negócios com vitalidade!

Fabiano Gonçalves
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói