Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

FELIZ ANIVERSÁRIO CDL – 55 anos em 15/05/2013

Hoje é um dia de celebração para a Câmara de Dirigentes Lojistas pois nesta quarta-feira, 15 de maio de 2013, nós da CDL Niterói comemoramos 55 anos de existência.

Fundada em 15 de maio de 1958, nestes muitos anos de existência enfrentamos juntos desafios e sempre vimos na união das partes a chave para o sucesso. Por isso, a CDL sempre foi uma casa democrática, feita para discutir ideias e projetos sempre visando o benefício geral, seja para o comércio epara a cidade de Niterói e seus moradores.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói foi fundada em 15 de maio de 1958, com o nome de Associação dos Comerciantes de Aparelhos Domésticos e Elétricos (Acaden), por iniciativa de Francisco Vianna Soares Filho. Mudou para Clube dos Diretores Lojistas e para o atual nome.

PRIMEIRA CASA

Assinatura do contrato com a CEU Construtora para construção da atual sede da CDL. Na foto: Lucio Azevedo (ex-Presidente CDL), Dr. Aluizio Andrade (CEU). Dorval do Carmo Coelho (ex- Presidente CDL) - Sr. Francisco Vianna Soares Filho (Primeiro Presidente da CDL) e Sr. Manoel Alves (Presidente da época da construção)

 

Desde o início, a CDL Niterói não mediu esforços para organizar e alavancar o comércio da cidade, sempre trabalhando junto dos empresários do município.

A primeira sede da CDL de Niterói foi na rua Almirante Teffé, nº 632, ainda com o nome de Acaden, ocupando depois várias salas e apartamentos dos segundo e terceiro andares do prédio nº 13, da rua Eduardo Luiz Gomes.

Atualmente a Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói se localiza em um moderno prédio próprio, de 8 andares, construído na administração de Manoel Alves, localizado na rua General Andrade Neves, nº 31, no centro da cidade.

A organização é uma sociedade civil sem fins econômicos, de utilidade pública, com sede própria e foro na cidade de Niterói, na Rua General Andrade de Neves, no centro de Niterói.

Pela direção da câmara já passaram 20 presidentes, sendo o 21º o Sr. Fabiano Gonçalves (atualmente licenciado), eleito para o mandato de 2011 a 2013.

SPC sem informatização, com tudo sendo feito manualmente.

CONQUISTAS CDL

A preocupação com a comunidade é outro ponto forte do objetivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói. É constante sua participação em movimentos que interessam de perto, não apenas ao comércio em geral, mas também à população da cidade.

Após longos anos, conseguimos a extinção da TVCF (Taxa de Vigilância Controle e Fiscalização), taxa de renovação dos letreiros, nosso código tributário de Niterói, inversão da mão de direção da Trav. Alberto Vitor(trecho entre Aurelino Leal e José Clemente), acesso a zona sul com retirada da parte do canteiro central da Rua Visconde Rio Branco para quem desce da Rua São João, criação da ouvidoria do comércio e abertura da Rua Almirante Teffé gerando um acréscimo em média de 15% no comércio local.

Policiamento A CDL participou ativamente da mobilização contra a violência e pelo melhor policiamento de Niterói. Muitas reuniões foram realizadas em seu auditório e incentivada a criação de cabines da PM, sendo uma delas patrocinada pela entidade. São Realizados em seu auditório constantemente inclusive a reunião do comitê de segurança pública onde teve presente delegados, comandante do 12° BPM e várias autoridades. É uma iniciativa tendo uma estreita ligação direta como comandante do 12° BPM. Solicitaram sugestões para a melhoria de segurança da cidade como exemplo a volta do policiamento da rua feito em dupla: “Cosme e Damião”.

Foto do início da construção da atual sede da CDL

Trânsito Junto à Superintendência de Trânsito da Prefeitura foram conseguidos horários e dias para carga e descarga de mercadorias e melhoria do estacionamento no Centro (Ex.: Rua Marechal Deodoro e Barão do Amazonas cujo a carga e descarga começam as 21h e vai até as 13h no lado direito da via) e Zona Sul (Ex.: Estacionamento comparttilhado nos pontos de taxi no horário de 07h até as 11h como na Moreira César em frente a confeitaria Beira Mar). Outras solicitações na área de trânsito, especialmente no centro comercial foram sugeridas às autoridades competentes.

Camelôs A entidade vem, ao longo dos tempos, solicitando controle permanente das autoridades municipais, para conter o exagero dos camelôs. Medidas nesse sentido foram adotadas pela Prefeitura.

Tendo como idéia e já apresentada a prefeitura, o Mercado Popular localizado no terreno ao lado do Terminal Rodoviário João Goulart. Projeto esse com mais de 400 quiosques, banheiros masculinos e femininos, e lanchonetes para um trabalho digno e humanizado para os ambulantes.

Presença Os movimentos em defesa da cidade, ou que representem melhorias para a população, contam sempre como apoio e participação da CDL.

Treinamento  CDL investe para os seus associados e funcionários trazendo palestrantes de renome como Consultor Marcelo Ortega, Juiz Federal William Douglas, Consultor Guilherme Almeida, Professor Mauro Braga, Consultor Waldez Ludwig, dentre outros.

Estes são apenas alguns exemplos mais recentes daquilo que a CDL tem feito pela comunidade de Niterói.

Que neste dia de comemoração pelos 55 anos da CDL Niterói, os votos de sucesso mútuo seja mais uma vez reforçado, pois a instituição se torna forte graças ao sucesso dos lojistas e parceiros comerciais. Desejamos estar juntos com todo o comércio e população de Niterói por mais 55, 110, 220 anos!