Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Guia de Sobrevivência para MPEs

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), junto com o Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas e o Ministério da Justiça e do Instituto Recupera Brasil, lançaram em parceria com o governo federal o “Guia de Sobrevivência para MPEs”.

Seu objetivo é diminuir o número de empresas que não duram mais de um ano e gerar organização, condicionando a capacidade que ela tem de atender às necessidades dos clientes e, dessa forma, de gerar resultados.

De acordo com o Sebrae, o problema atinge 27% de novos empresários no Brasil, que é considerado um dos países mais empreendedores do mundo, já que possui, aproximadamente, 6 milhões de micro e pequenas empresas, muitas ainda em luta pela sobrevivência.

Para o governo, são essas empresas que movimentam a economia nacional, empregando cerca de 52% de todos os trabalhadores urbanos do país (aproximadamente 13 milhões de empregos com carteira assinada) e geram 20% do PIB brasileiro.