Em: Notícias CDLNITEROI

Inadimplência recua no primeiro trimestre de 2013

Um levantamento nacional feito pela Fecomércio-RJ, em conjunto com o Instituto Ipsos (Brasil Pesquisas de Mercado), revelou que 44% dos consumidores estavam pagando algum tipo de parcelamento no primeiro trimestre deste ano. A proporção é igual à registrada no mesmo período do ano passado. A pesquisa mostra que o percentual de inadimplentes entre aqueles que tomam crédito caiu 13 % contra 17% de queda em 2012.

 

Entre os tipos de parcelamento mais utilizados, o carnê se mantém na liderança da preferência dos brasileiros, correspondendo a 55% dos casos, seguido pelo empréstimo bancário (7%), empréstimo em financeira (6%), habitacional (3%), crédito consignado (2%) e cheque especial (1%).

Os consumidores, questionados pelo motivo do parcelamento, indicaram que em 28% dos casos o crédito foi tomado para compras de artigos de vestuário de forma parcelada, mesmo percentual daqueles que utilizaram o parcelamento para adquirir aparelhos eletrodomésticos. 

O levantamento mostrou também que para 48% dos brasileiros, o orçamento familiar seria a conta certa para o pagamento de todas as despesas, enquanto 32% teriam sobra. Para 18%, no entanto, faltaria dinheiro para arcar com todas as contas.

A pesquisa ouve mensalmente mil brasileiros de 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas.