Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Intenção de consumo do brasileiro cai pelo terceiro mês seguido

A disposição de consumo dos brasileiros recuou pelo terceiro mês consecutivo, é o que indica a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), pesquisa divulgada no último dia 20/05 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Foto: Agência Estado

Segundo dados, a intenção de consumo apresentou recuo de 2,2% (127,7 pontos) na comparação com o mês imediatamente anterior e queda de 6,2% em relação a maio de 2012. O índice encontra-se no menor nível da série iniciada em janeiro de 2010.

O comprometimento da renda das famílias, alimentado não só pelo nível ainda elevado de endividamento e inadimplência, mas também pela persistência inflacionária ocorrida nos primeiros meses do ano, e o maior custo de aquisição de crédito influenciaram negativamente o resultado da ICF no mês.

Confira abaixo o gráfico de consumo atual do brasileiro

Análise ICF - maio de 2013 - Gráfico: CNC

 

 Sobre a ICF

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio. O indicador tem capacidade de medir, com alta precisão, a avaliação que os consumidores fazem dos aspectos importantes da condição de vida de suas famílias, tais como capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.