Investimento em Niterói é considerado seguro

Empresa Americana classifica Niterói como cidade de baixo índice de risco para investidores

Em avaliação feita pela Standard & Poor’s Global Rating, agência que classifica o risco de investimentos feito em empresas, cidades e países, Niterói recebeu nota máxima. A avaliação, divulgada através da própria agência no dia 1º de agosto, deu a nota de crédito mais alta em sua escala nacional: brAAA, com perspectiva estável. Niterói tem perspectiva de estabilidade e continuará registrando resultados fiscais equilibrados, somados a altos níveis de investimento e à manutenção de um baixo nível de dívida.

Segundo a Standard & Poor’s, esses resultados são oriundos de políticas fiscais consideradas prudentes, com planejamento de médio a longo prazo. Ao mesmo tempo, o alto PIB quando comparado a outras cidades do Brasil e seus níveis adequados de caixa, que permitem a cidade honrar confortavelmente suas obrigações financeiras nos próximos 12 meses, sustentam sua qualidade de crédito.

Esse resultado coloca Niterói em posição de destaque para investimentos no âmbito nacional. “O grau de investimento atesta a capacidade de Niterói em honrar suas obrigações financeiras e reafirma sua credibilidade perante o mercado. É mais um ótimo resultado dos esforços feitos pela Prefeitura desde o início da nossa gestão, em 2013: políticas financeiras prudentes, planejamento estratégico de médio e longo prazos, monitoramento dos gastos, transparência nos processos orçamentários e capacidade de projetar receitas e controlar despesas”, explica o prefeito Rodrigo Neves.

A classificação da Standard & Poor’s é feita a partir de um sistema de notas que vai de D, sendo essa a nota mais baixa, a AAA como nota mais alta. A graduação D está situada na categoria de risco alto de inadimplência, juntamente, em ordem crescente, com as notas C, CC, CCC. A partir dessa classificação, são atribuídas as notas da categoria de especulação, em ordem crescente, B-, B, B+, BB-, BB e BB+, que formam o grupo especulativo.

As notas do grupo de investimento começam com a nota BBB-, que junto às notas BBB e BBB+, formam o grupo de qualidade média de investimento. Seguem-se, em ordem crescente, as notas de maior grau de investimento A-, A, A+, AA-, AA, AA+ e AAA.