Laboratório 5G é inaugurado em Niterói – A Tribuna – 12/03/2021

Foi inaugurado na manhã dessa sexta-feira (12) o primeiro laboratório 5G do Rio de Janeiro, no Centro Universitário da Unisuam, no Centro de Niterói. Ao todo serão 12 laboratórios e esse foi o primeiro inaugurado, com objetivo de desenvolver uma mão de obra qualificada mirando o potencial do 5G no país. A medida foi uma parceria da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e a empresa chinesa de tecnologia Huawei.

De acordo com nota a empresa se mostrou interessada em participar de um possível leilão que vai selecionar as empresas que poderão operar o serviço no país com a implantação da nova tecnologia.

“Hoje, já existe um gap no mercado de profissionais capacitados para atuar na instalação de fibra óptica, utilizados para cobrir demanda de banda larga fixa. Com as novas redes 5G, esta demanda tende a aumentar. Ao mesmo tempo, existe uma parcela de jovens ociosos, que por diversas razões não conseguem se qualificar para atuar no mercado de trabalho. Com esta parceria, que selamos com a Unisuam e a Acierj, estamos, não apenas combatendo o desemprego e dando cursos de alta qualidade para estes jovens, mas também investimento do desenvolvimento da infraestrutura do país”, contou Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei.

Nesse espaço serão oferecidos cursos profissionalizantes de forma gratuita, como por exemplo, de instalação de fibra ótica e modem; ambos para aprimorar o serviço de telefonia e internet. “Estamos atravessando o maior desafio da nossa geração. Nesse momento em que é preciso minimizar o impacto da pandemia, a inovação e o uso de novas tecnologias se tornam ferramentas imprescindíveis na estratégia rumo ao desenvolvimento econômico sustentável e com justiça social. Niterói é a cidade mais inteligente do Estado do Rio, temos expressivos índices de escolaridade e o privilégio de abrigar importantes centros universitários”, afirmou Axel Grael, prefeito de Niterói.

Após a solenidade de inauguração foi feita uma visita ao laboratório de FTTH – Fiber to the Home com todo o respeito as regras de distanciamento social. “A Associação, tradicionalmente, une os empresários e poder público da cidade buscando um consenso e novas perspectivas que possam gerar emprego, renda e alavancar a economia. Com a pandemia o cenário econômico em todo mundo mudou, em Niterói não seria diferente. A cidade tem um mercado extremamente promissor, foi apontada por diversas instituições como um dos melhores municípios do Brasil, com população acima de 100 mil habitantes, para investimentos”, celebrou o presidente da Acierj, Luiz Paulino Moreira Leite.

Fonte: A Tribuna