Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Niterói celebra 440 anos de história

No ano em que comemora 440 anos de vida, a cidade de Niterói tem motivos claros para sorrir. Muitos foram os projetos urbanísticos ao longo de 2013 que já se entranharam no cotidiano niteroiense. Fazemos aqui uma pequena viagem do Centro à Região Oceânica, olhando para tudo o que vai se transformar nesta cidade sorriso.

Mergulhão e Estação das Barcas

As comemorações começam com um acontecimento especial para a prefeitura da cidade: o mergulhão da Avenida Marquês do Paraná deve ser inaugurado no dia 22 de novembro, precisamente o dia do aniversário de Niterói. Recebe o nome de Ângela Fernandes, em homenagem à primeira presidente da Associação de Moradores de Icaraí e vereadora da cidade. Segundo previsões do prefeito Rodrigo Neves, o trajeto de carro entre a ponte e Icaraí passa a levar cinco minutos.

Um pouco mais perto da baía de Guanabara está a nova estação das barcas do Centro de Niterói. O novo terminal foi inaugurado no dia 26 de outubro e comporta 4 mil passageiros, o dobro da antiga estação. Um dos grandes objetivos da obra é reduzir as filas do lado de fora da estação.

A revitalização do Centro

Descendo a Avenida Visconde do Rio Branco, chegamos ao grande centro comercial da cidade, o Plaza Shopping. A expansão inaugurada no início de maio deste ano trouxe 77 novas lojas, um espaço gourmet e 302 vagas de estacionamento. A BR Malls, que adquiriu o Plaza em 2007, estima que a expansão vá gerar um ganho de 26 milhões de reais.

Não podemos deixar o centro de Niterói sem mencionar uma intervenção ambiciosa: o projeto de revitalização do Centro. Embora ainda esteja longe de sair do papel, prevê a reforma de calçadas,

melhorias na mobilidade e a construção de um novo mercado popular, entre outras obras. Os comerciantes e moradores do Centro esperam impacientes por uma obra que devolva a esta região a força de outros tempos.

Mais oferta hoteleira e gastronômica

Passando pelo Gragoatá e pela emblemática Cantareira, chegamos ao Ingá. Aqui vai ser inaugurado em breve o que será o maior hotel da cidade. O H Niterói, a poucos metros da Praia das Flechas, terá 19 andares com 266 suítes e 11 salões de eventos. Será um 4 estrelas premium, com uma vista deslumbrante para o Rio de Janeiro.

Seguimos para São Francisco, onde em maio foi criado um grande Pólo Gastronômico. Este bairro nobre é já um dos grandes destinos de qualquer apreciador de boa comida em Niterói.

“Bairro Novo” reforma Região Oceânica

Daqui continuamos finalmente para a zona que muitos consideram ser a mais bonita de toda a cidade, a Região Oceânica. O caminho é longo e sinuoso, mas pode até melhorar em breve. A primeira etapa do programa “Bairro Novo” começou em setembro. Com um investimento de R$ 80 milhões, as intervenções incluem a drenagem e pavimentação de 142 ruas da Região Oceânica.

A viagem termina aqui, pelo menos por agora. Aproveitando a onda dos grandes eventos (Copa do Mundo da FIFA e Olimpíadas) que se aproximam no Rio de Janeiro e no Brasil, a cidade de Niterói promete mostrar uma cara nova ao mundo, que em breve estará de olhos bem postos no país.