Niterói tem novo sistema de notas fiscais de serviços

No dia quatro de junho, a Prefeitura de Niterói liberou um novo sistema de emissão de Notas Fiscais de Serviços (NFS-e). A novidade é o ambiente responsivo para utilização, emissão ou cancelamento de notas em tablets e smartphones, atualizando as ferramentas de gestão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e facilitando o acesso dos contribuintes.

“O novo sistema é um passo a mais no projeto de modernização tributária, que possibilitará uma gestão fiscal mais efetiva tanto por parte do município, quanto pelo empresário. A fim de simplificar e desburocratizar a vida do contribuinte, a partir de agora aquele que conseguir o alvará on-line já estará apto a emitir nota fiscal”, destacou o secretário de Fazenda Pablo Villarim.

A mudança deve facilitar o acesso às mais de 20 mil empresas aptas a emitir nota fiscal no município, já que o sistema passou por diversas melhorias, o fim do RANFS (Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviço) e da AIDF (Autorização de Impressão de Documentos Fiscais). A medida também aumentará a eficiência para a fiscalização, diminuindo a sonegação fiscal a partir da melhoria na cobrança dos inadimplentes por meio do cadastro único municipal e da utilização de sistemas informatizados de cruzamento de dados.

Durante o mês de maio deste ano, a Secretaria Municipal de Fazenda realizou 14 treinamentos, atingindo 2.440 pessoas, entre emissores de notas via web-service, instituições financeiras, contadores e público em geral. Havendo necessidade, novas turmas serão abertas e divulgadas no portal e rede social do órgão, e na imprensa. Aqueles que tiverem dúvidas quanto ao uso do novo sistema, podem acessar os manuais disponíveis no www.fazenda.niteroi.rj.gov.br ou entrar em contato pelo e-mail iss@fazenda.niteroi.rj.gov.br .