Em: Na mídia

Niterói terá aumento de 20% nas contratações para o Natal

31/10/2019 
Setor de vestuário está entre os beneficiados com o aumento das contratações. Foto: Arquivo/Governo do Estado

As contratações de trabalhadores temporários no varejo, especificamente nos setores que costumam vender presentes, brinquedos e vestuário em Niterói, devem ter um aumento de 20% nesses últimos dois meses antecedentes ao Natal, conforme indica a última pesquisa elaborada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.

“A questão da contratação de pessoal é fundamental, mas, apesar do número de desempregados ser grande, infelizmente, existe pouca qualificação. Por isso as empresas admitem as pessoas agora: para que elas fiquem treinadas nos sistemas e nas suas respectivas formas operacionais. A contratação já está acontecendo”

declarou o presidente da CDL Niterói, Luiz Vieira. 

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), serão abertas aproximadamente 103 mil vagas em todo o país somente em dezembro — um aumento de 43,8 mil em relação ao previsto no ano passado.

Diante do cenário otimista, o levantamento aponta que o número de empresários que não têm a intenção de fazer contratações neste fim de ano apresentou uma queda de 72% para 69%.

A remuneração média dos profissionais corresponde a 1,6 salário mínimo, ou aproximadamente R$ 1.597. Entre as funções mais procuradas estão: ajudante (31%); vendedor (26%); balconistas ou atendente de loja (9%); motorista (6%); caixa (4%); e estoquista (4%). Em média, a jornada de trabalho deve ser de oito horas diárias.

Na comparação entre gêneros, há uma pequena diferença: 35% dos empresários do varejo devem optar por homens, enquanto 28% por mulheres. O restante (37%) se mostrou indiferente em relação a isso.

Depois de sete meses desempregada, Ilana Torres, de 22 anos, disse que já conseguiu um emprego como “extra Natal”, no cargo de balconista em uma loja de sapatos no Centro de Niterói. Ela conta que começa a sua nova jornada na próxima segunda-feira (4).

“Esse emprego é uma vitória. Eu estava precisando muito e apesar de ser temporário eu tenho chances de ser efetivada depois, dependendo do meu desempenho”, explicou.

Dicas para lojistas

Investimentos em decorações nos ambientes internos e externos das lojas, com a criação de todo o clima mágico do Natal, são estratégias eficazes para que as vendas possam ser consumadas pelos clientes, apontou Luiz Vieira, da CDL Niterói.

“A nossa expectativa para o Natal é boa. Mês de novembro já iniciam os preparativos do feriado, as lojas começam a realizar promoções como a Black Friday… Todo esse impulso é muito positivo”, completou.

São Gonçalo e Maricá

Ainda não há expectativa de vendas para o fim de ano em São Gonçalo e Maricá, assim como também não há um levantamento sobre ofertas de empregos, conforme informado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas das duas cidades.

Fonte: Plantão Enfoco