Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Niterói terá Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou um protocolo de intenções com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, e o shopping Bay Market, para a implantação de uma Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) na cidade ainda este ano, que funcionará no Bay Market.

Fabiano Gonçalves, secretário municipal de Desenvolvimento, com Bueno e Rodrigo Neves na assinatura do protocolo. Foto: Divulgação/Luciana Carneiro

Rodrigo Neves afirmou que a vinda da Jucerja é uma grande conquista para a cidade.

“É uma conquista muito importante e resultado da parceria com o governo do estado e o setor privado. Desde que Niterói perdeu a condição de capital do Estado, perdeu a delegacia de Jucerja. Ela vai representar muito para o desenvolvimento da cidade e o apoio das atividades econômicas e produtivas. Niterói, pouco a pouco, vai recuperando sua crediblidade, a confiança dos parceiros e cidadãos. Ficamos quatro anos no CAUC (Cadastro Único de Convênios), o Serasa das Prefeituras. Em três meses, tiramos o município do CAUC, e implantamos um choque de gestão e ajuste fiscal para que Niterói recupere a capacidade de investimentos. Esse novo modelo de gestão, moderno e dinâmico, produz resultados e a conquista da Jucerja é um deles”, afirmou.

O secretário Júlio Bueno disse que uma das razões do governo estadual trazer a Jucerja para Niterói foi a organização da administração pública municipal.

“Niterói reúne todas as características para ser uma cidade absolutamente ímpar, não só no Estado do Rio, como em todo o Brasil, pelos seus ótimos indicadores de renda e escolaridade. A Junta Comercial é um exemplo hoje e trazê-la para Niterói é importante devido a indústria naval e os múltiplos serviços que a cidade oferece”, disse

Além da delegacia da Jucerja, foi anunciada também na reunião a implantação da Sala do Empreendedor, que também funcionará no Bay Market, por meio de uma parceria da Prefeitura e o Sebrae.

A Sala do Empreendedor vai reunir em um só local todos os serviços necessários do poder público municipal para as empresas (desde o empreendedor individual até as firmas de pequeno porte).

A sala terá equipes das secretarias de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Fazenda, Meio-Ambiente, entre outras, e prestará orientações, consultas prévias de local, abertura, alteração e encerramento de empresas, alvará de funcionamento, certidões de regularidade fiscal e tributária, um conjunto integrado de ações para encurtar a distância entre os planos de negócios que contará com suporte e consultoria do Sebrae.