Novas edições do Empretec para Niterói e São Gonçalo

Capacitação é destinada a empresários, profissionais liberais e universitários

Está previsto para maio um novo ciclo de palestras do Empretec em São Gonçalo, e outros dois em Niterói, em agosto e setembro, respectivamente. Na semana passada, mais de 350 empresários do Leste Fluminense se reuniram na sede da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Niterói (CDL), para participarem de um seminário do Empretec – metodologia voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor da Organização das Nações Unidas (ONU) – e realizado com exclusividade no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“A capacitação, que possui carga horária de 60 horas, divididas em seis dias seguidos, é destinada a empresários, empreendedores, profissionais liberais e universitários que desejam abrir um negócio ou melhorar um já existente. O treinamento une aspectos da conduta empresarial e exercícios práticos que contribuem para aperfeiçoar as habilidades do empreendedor na criação e condução de negócios”, explica o coordenador do Sebrae do Leste Fluminense, Américo Diniz.

Durante o seminário, que contou com uma palestra do consultor facilitador do Sebrae, Fernando Gameleira, foram abordados temas que tratam sobre a busca de oportunidade, estabelecimento de metas, busca de informações, persistência, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos

“Um dos pontos que eu fiz questão de abordar durante a palestra foi sobre os paradigmas do sucesso empresarial. É importante que os empresários entendam que ter um espírito empreendedor passa não só por recursos financeiros, treinamentos, condições econômicas ou influências externas, mas principalmente por uma mudança comportamental ligada à cooperação”, disse Fernando Gameleira.

Ainda de acordo com Américo Diniz, Niterói começou a fazer pequenas turmas de até 40 alunos, no início do Empretec, há cerca de três anos. Devido ao aumento de pessoas procurando o curso, as turmas hoje passam de 250 inscritos.