Novas medidas para o uso do cheque

Os talões de cheque que estão sendo enviados pelos estabelecimentos bancários aos seus clientes, passaram a ter a data de impressão em cada folha. Os bancos devem usar a nova medida de segurança para evitar o número de fraudes e para que seja avaliado o nível de risco pelos comerciantes.

Segundo o Banco Central (BC), os talões com data acima de um ano, são os mais usados em fraudes com cheque.

A nova medida também poderá causar muita complicação, já que não há nenhuma recomendação específica para o recebimento, e dúvidas se o comerciante poderá recusar cheques antigos. Caberá aos próprios lojistas aceitarem ou não, as folhas que tiverem mais de um ano em que foram impressas.

Para aumentar ainda mais a segurança, outras mudanças estão previstas. . Uma delas é que os bancos terão de avisar aos comerciantes qualquer ocorrência relativa aos cheques, porque na hora de sustar um deles, por furto ou roubo, será obrigatório o boletim de ocorrência.na Delegacia de Polícia. Com essas novas medidas de segurança, o recebedor poderá ter no ato do pagamento informações sobre bloqueios e contas encerradas.