Novo ponto eletrônico começa a valer hoje

Após cinco adiamentos o Ministério do Trabalho confirmou que o novo sistema de registro de ponto eletrônico entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 03/04/2012. No total, foram 5 novos prazos dados para sua implementação desde que a portaria 1.510 que prevê a obrigatoriedade foi editada em agosto de 2009.

A previsão é que agora cerca de 400 mil empresas do país de, de diferentes setores, terão de implementar novos equipamentos que permitem a impressão de comprovantes de entrada, saída e intervalos no trabalho. A obrigatoriedade vale para empresas que já utilizam o ponto eletrônico e tem mais de dez empregados.

No total, a implementação do modelo se dará em três etapas:

A partir de 03/04/12, empresas do varejo, indústria e setor de serviços (financeiro, de transportes, de construção, de comunicações, de energia, de saúde e de educação) têm de utilizar o novo sistema.

A partir de 01/06/12, empresas que exploram atividade agroeconômica serão obrigadas a ter o novo sistema.

Por final, a partir de 03/09/12, as micro e pequenas empresas que devem se adaptar.

Veja abaixo o seu funcionamento

Imagem: Folhapress/Editoria de Arte