Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Operação Calçada Livre

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, no sábado (20/01), de uma ação de monitoramento da operação Calçada Livre, nas ruas Moreira César e Gavião Peixoto, em Icaraí. Na ocasião, o prefeito estava acompanhado dos secretários municipais de Segurança Pública, Marcus Jardim; Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta; e Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves (Pres. licenciado da CDL Niterói).

“Essa é uma operação que reúne a Guarda Municipal, a Ordem Pública, a Assistência Social, o Urbanismo e a NitTrans. Estou recebendo muitos parabéns da população”, disse Rodrigo. “Estamos fazendo uma operação de disciplina do comércio ambulante, de acolhimento à população de rua. Queremos devolver a qualidade de vida às pessoas. O balanço da operação, que tem o objetivo de devolver as calçadas aos pedestres, é muito positivo”.

De acordo com o último balanço, divulgado na quinta-feira, foram aplicadas 530 autuações de trânsito, além do recolhimento de documentos de oito veículos em situação irregular, a remoção de jardineiras e a interdição de duas obras irregulares. Os agentes também fizeram a troca de lâmpadas em 16 pontos, liberaram baias de carga e descarga que estavam sendo utilizadas indevidamente como estacionamento, bem como acolheram um morador de rua e o encaminharam para um abrigo da cidade.

“Trabalhamos com outras forças visando minimizar todo o emaranhado de problemas. Este projeto, que está no início, se destina à liberação deste espaço público para as pessoas transitarem. Precisamos estabelecer o cumprimento fiel dessas regras, desde a questão dos alvarás do comércio à disciplina dos ambulantes, estacionamento, sinalização, poda de árvores e recolhimento de pessoas abandonadas nas ruas”, acrescentou o secretário de Segurança, Marcus Jardim.

Equipes das secretarias anotaram as demandas dos moradores, que serão avaliadas.

“No caso das jardineiras, elas ficarão no nível da calçada, para evitar acidentes com idosos, que muitas vezes tropeçam nas pedras que cercam a vegetação”, informou Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos.

Durante a visita do prefeito, moradores o interpelaram para agradecer pelo projeto.

“Eu acho legal. O pedestre precisa de bom acesso e calçadas mais estruturadas para os deficientes e o público em geral”, disse a aposentada Rosangela Ximenes, 68 anos.

A operação Calçada Livre, segundo Rodrigo Neves, chegará a outras ruas.

“Vamos continuar na Moreira César e na Gavião Peixoto até haver uma consolidação do ambiente. Gradualmente, vamos ampliando essa operação para outras ruas de Icaraí e outros bairros.

A Secretaria de Segurança conta também com a ajuda da população. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 2621-0567 ou pelo e-mail: seguranca@niteroi.rj.gov.br.

Fonte: O Fluminense