O comércio de Niterói e do Rio de Janeiro está otimista com as vendas para a Páscoa deste ano. Enquanto a capital fluminense projeta um crescimento modesto de 0,5%, a expectativa em Niterói é mais positiva, com previsão de aumento de 4,5% nas vendas, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.
Para Luiz Vieira, presidente da CDL Niterói, a Páscoa tem ganhado relevância nos últimos anos, especialmente após a pandemia, quando as famílias passaram a valorizar ainda mais os encontros no domingo pascoal. “O evento ‘Páscoa’ tem crescido muito. A venda de chocolates e ovos de Páscoa não está sendo impactada pelo aumento do preço do cacau. Acreditamos em um crescimento geral de 4,5% nas vendas, não apenas nos ovos de chocolate, mas também em itens como decoração, pelúcias e utensílios temáticos”, afirma.
Vieira também destaca a importância dos microempreendedores individuais que investem na produção artesanal de ovos de chocolate, agregando valor com ingredientes diferenciados. “De uma forma ou de outra, a economia será movimentada e o consumo garantido. Com certeza, essa será uma das melhores Páscoas dos últimos anos”, complementa.
No Rio de Janeiro, por outro lado, a expectativa de crescimento é mais conservadora, com uma projeção de 0,5% nas vendas. A pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) aponta que a alta de mais de 180% no preço do cacau nos últimos doze meses levou o varejo a diversificar suas ofertas.
“Diante do desequilíbrio do mercado de chocolates, a indústria reduziu a produção em mais de 20% este ano. Com isso, os lojistas estão investindo em alternativas como brinquedos, bichos de pelúcia, joias, eletrônicos e kits de papelaria”, explica Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio.
Segundo a pesquisa, o valor médio dos presentes nesta Páscoa deve girar em torno de R$ 150,00 por pessoa para 70% dos lojistas. Outras faixas de valor incluem R$ 200,00 (20%) e R$250,00 (10%). Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito lidera, seguido pelo débito, Pix e dinheiro.
Os lojistas também estão atentos ao público adulto, expandindo suas estratégias para casais e não apenas para crianças. “O foco das campanhas vem se ampliando para contemplar namorados e outros segmentos do varejo. A cada ano, o setor inova para atrair consumidores”, ressalta Gonçalves.
Fonte: A Tribuna