Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Pequenos empreendedores possuem 40% dos empregos do país

Campanhas do Sebrae contribuem para o empreendedorismo ter força no Brasil

Os pequenos empreendedores correspondem diretamente por 40% dos postos de trabalho disponíveis no país, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República na segunda-feira, 29.

Segundo a publicação “Vozes da Classe Média”, dos 92 milhões de trabalhadores estimados no Brasil, 22 milhões vêem dos pequenos empreendedores, onde 19 milhões trabalham por conta própria e outros 3 milhões são empregadores com 10 empregados.

Ao todo, os pequenos empreendedores são diretamente responsáveis por 37 milhões de postos de trabalho, somando os postos dos próprios empreendedores e os daqueles que eles empregam.

FORMALIZAÇÃO

Dados apontam que dos 6 milhões de novos postos de trabalho que os pequenos empreendedores geraram nos últimos 10 anos, 95% eram formais, o que demonstra também a força do empreendedorismo na geração de novos postos de trabalho no país.

Com quase 40 milhões de postos de trabalho, a massa de rendimentos supera R$ 500 bilhões por ano “o que representa 39% do volume total de remunerações do País e é superior ao PIB de diversos países, como o Chile”, diz a SAE.