Em: Café Empresarial CDL | Notícias CDLNITEROI

Políticas Públicas para o Trânsito foi o tema do Café Empresarial da CDL Niterói na Região Oceânica no dia 05/04/2022

A cada um minuto tudo pode mudar

Presidente da Nittrans fala sobre as ações aplicadas na cidade

A diretoria da CDL Niterói, em parceria com a indústria de alimentos representada pelo ilustre Presidente do Sindicato dos Panificadores de São Gonçalo e Niterói, Sergio Bousquet, realizaram o primeiro Café Empresarial da Região Oceânica (pós – pandemia) na última terça-feira (5) no restaurante “Da Carmine” trazendo o debate sobre o trânsito da cidade.
O Presidente da Nittrans, Gilson Souza, foi convidado para falar sobre o assunto e dividir com os empresários participantes todas as conquistas e inovações aplicadas com o intuito de melhorar o serviço prestado. Gilson Souza é nascido em Niterói, criado no bairro do Largo do Marrão, mora em Camboinhas, tem 36 anos de carreira como engenheiro e foi responsável por trazer o primeiro Centro de Controle Operacional Rodoviário (CCO) para o Brasil. Aceitou o convite do Prefeito Axel Grael para assumir a pasta e hoje tenta administrar o fluxo de 300 mil carros registrados na cidade com uma população de 500 mil habitantes; fora os veiculos de aplicativos e de visitantes. Mesmo durante a pandemia e a herança das suas limitações, conseguiu apresentar avanços ao longo desse ano; aplicou recentemente o “Projeto Verão” mas não esquece que o trabalho é resultado da união e da cumplicidade do grupo:

“Nossos operadores de trânsito foram hostilizados mas, principalmente durante os finais de semana, é humanamente impossível fazer uma gestão eficiente que não gere engarrafamento de grande fluxo. No verão, a cada entrada de região de praia nós estávamos lá. Eu dou a diretriz mas quem executa, são eles”; comentou o Presidente.

Participando do encontro como uma apresentação de prestação de contas, Gilson Souza declarou sua admiração pela liderança feminina revelando que sua equipe é composta por 47% de mulheres, 53% de homens e pretende igualar essa diferença. O grupo atua no primeiro andar da base do CISP com 1 operador e 28 câmeras concentradas nos principais trajetos.
Dentre as inovações, o Presidente citou a fábrica de placas no bairro Ponta D’areia. Diferente das outras cidades, Niterói produz pinta, realiza a conservação e manutenção de cada produto. Um diferencial realizado pela própria equipe da Nittrans. Também explicou a dinâmica dos sinais inteligentes:

“A ferramenta já existia na cidade mas não estava implantada. Temos 190 semáforos inteligentes; sendo 80 deles em modo dinâmico. Tudo é feito pelo computador e celular… As câmeras que tem em cima dos semáforos são contadoras de fluxo, são automáticas. Só não estão calibradas para bicicleta”; disse o Presidente.

“Antes tínhamos 2 CCOs em Niterói. Hoje esse conceito foi substituído e um deles passou a se chamar “Mais Operacional”; complementou Gilson.

E as novidades não param por aí. O cidadão tem acesso através de link, em tempo real, a 18 PPBs (identificam a situação do trânsito nas ruas). Durante o discurso, o Presidente Gilson Souza fortaleceu importância em dar prioridade ao transporte público no corredor viário e avisa:

“Está engarrafado? Vai sair? Vai lá no aplicativo da Nittrans e observa como está o trânsito. Traça o seu caminho! É melhor do que o wase porque é de Niterói.”

A CODIM (Coordenadoria de Políticas e Direitos das mulheres) tem uma parceria educacional com a Nittrans e também fez uma demonstração do serviço para os presentes.

Confira na íntegra as fotos e a live do evento no instagram da CDL Niterói: @cdl.niteroi