Portal virtual reúne informações da cidade

Sistema lançado em maio dá acesso a diversos conteúdos integrados.

No dia 22 de maio, a Prefeitura de Niterói lançou, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o portal do Sistema de Gestão da Geoinformação (Sigeo) para o uso público. O Sigeo é uma plataforma que mapeia o território da cidade e realiza a integração de processos e de pessoas através de informações georreferenciadas. As secretarias de Fazenda, Executiva, Urbanismo e Mobilidade, Defesa Civil, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Educação, entre outras, estão incorporadas à plataforma, que pode ser acessada no endereço www.sigeo.niteroi.rj.gov.br por qualquer cidadão.

O sistema Sigeo beneficiará empresários da cidade. Uma pessoa interessada em abrir uma empresa ou estabelecimento comercial em determinado bairro poderá usá-la para buscar informações que vão desde a quantidade de empresas existentes naquele local à renda da população.

Além disso, há as informações urbanísticas, parâmetros de construção dos bairros, tais como o gabarito permitido na área. As indicações ajudam quem quer comprar um terreno e construir um imóvel, por exemplo. Os dados são acessíveis, confiáveis e agilizam processos.

Também será possível acessar o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), que consiste em um sistema de informação que integra dados diversificados para atender as necessidades de vários setores socioeconômicos em uma determinada escala espacial. A Plataforma de Gestão Civitas, uma base de dados unificada, permite que as secretarias tenham acesso aos mesmos dados, acessíveis e confiáveis; além de fazer o mapeamento, integração e otimização dos processos, buscando a forma mais eficiente de realizar os atendimentos aos moradores da cidade.

Axel Grael, Secretário Executivo, destacou os benefícios da iniciativa. “Temos um programa de muita qualidade, que foi reconhecido no exterior, fornecido pela empresa que tem a melhor expertise nessa área no país. Iniciamos esse trabalho com a atualização da base cartográfica de Niterói. Com essas informações, produzimos resultados que irão ajudar muito na gestão pública municipal. Esperamos que os recursos dessa ferramenta sejam apropriados por toda a sociedade. Isso é o mais importante”, disse.

Dentro de locais de interesse, o site possui mapeamento de atrativos culturais, shoppings, empresas, delegacias, rede de atendimento à mulher e quartel de bombeiros. Na aba “meio ambiente”, é possível saber sobre pontos de balneabilidade das praias de Niterói, bacias principais, FMP Lagunas, Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Também há informações sobre saúde, coleta de lixo (pontos de coleta específicos), Defesa Civil e Conservação. Para acessar alguns itens e aplicativos, você precisará estar logado no site.