Prefeitura de Niterói promoveu aula inaugural para alunos dos cursos do Pronatec

Foto: Péricles Rodrigues

A Prefeitura de Niterói, em conjunto com as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia; Assistência Social e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico e a Neltur promoveram, na noite desta segunda-feira (9.9), no Teatro Municipal de Niterói, a aula inaugural e a cerimônia de entrega de certificados para alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Foto: Péricles Rodrigues

O programa é desenvolvido com recursos do governo federal e realizado em parceria entre a administração municipal e o Sesi e o Senac. Cerca de 300 pessoas, entre alunos e familiares, participaram do evento. O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, que representou o prefeito Rodrigo Neves, destacou que outros ofertantes de cursos, como a Faetec e as universidades também poderão ser parceiros nos cursos profissionalizantes.

“O Pronatec tem o objetivo de abrir perspectivas edificantes de qualificação profissional para a juventude brasileira e de acesso ao mercado de trabalho de forma qualificada. Em Niterói, nós estamos dando um salto muito grande. Sob a liderança do prefeito Rodrigo Neves, nós partimos de 300 matrículas no Pronatec em 2012 para quase 3 mil este ano, entre as que já estão em andamento e as matrículas programadas para terem início ainda neste semestre. Portanto, é um aumento de quase dez vezes no número do ano passado. É fundamental ressaltar a importância estratégica da articulação e da parceria entre os governos municipal, federal e os ofertantes dos cursos. Hoje é, sem dúvida, uma data histórica para a nossa cidade”, afirmou o secretário.

Em seu pronunciamento, Waldeck anunciou que o Pronatec se articula a outras iniciativas que vão ampliar a oferta de qualificação profissional em Niterói, como a implantação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, que o governo estadual irá implantar na cidade.

O Pronatec é desenvolvido em Niterói por uma rede órgãos municipais. A Neltur realiza os cursos destinados à qualificação de profissionais para os grandes eventos, como a Copa de Mundo de 2014. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos mobiliza os jovens que precisam da qualificação profissional nas comunidades e, por fim, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico monta o mapa de oportunidades que orienta quais os cursos serão ofertados de acordo com as vocações econômicas do município, como as áreas naval, de serviços e turística.

Estiveram presentes à cerimônia os secretários Bira Marques (Assistência Social e Direitos Humanos), Fabiano Gonçalves (Desenvolvimento Econômico), o presidente da Neltur, Paulo Freitas; a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cid, responsável pela articulação do governo municipal com os ofertantes; o presidente da Firjan Leste Fluminense, Luís Césio Caetano e a representante do Senac-Rio, Rosane Saque. Também integrou a mesa de autoridades Suellen Carla Soares, aluna do curso de eletricista, representando os demais alunos formandos.