Que venha mais uma olimpíada!

Vivemos em um país que adora celebrações. Prova disso, foi que no último grande evento, os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Rio de Janeiro viveu um momento de inércia. Afinal, durante esse período, as denúncias de corrupção cessaram. A Polícia Federal não divulgou nenhuma grande operação e nem prendeu nenhum político ou dono empreiteira. A violência contra a mulher estagnou. Os problemas na área de saúde acabaram. A previdência regularizou. E até a tão falada crise econômica cessou. Pairamos sobre um clima que parecia que os criminosos estavam de férias!

Só tivemos informações maravilhosas durante a Olimpíada, desde o número de medalhas conquistadas para o país, os elogios em relação à organização do evento e até, é claro, o encanto que a cidade maravilhosa e o Boulevard Olímpico exerciam em turistas e nos cariocas. Ali, naquele local, todos os dias raças de todo canto do mundo se encontram, confraternizam e comemoram a paz num cenário deslumbrante.

Nossa cidade registrou, em seus pontos turísticos, um grande número de pessoas, que atravessavam a baía no belíssimo passeio de barca. Que, diga-se de passagem, fez com que a CCR Barcas aumentasse sua frota para atender a demanda. E até nós que, por conta da correria do dia a dia, esquecemos de apreciar, durante o transporte para o trabalho, a belíssima travessia, paramos, talvez levados pela empolgação do momento, para apreciar a paisagem.

Mas, infelizmente, todo sonho e fantasia precisam terminar. E o nosso “conto de fadas” teve o seu fim com o término dos Jogos Olímpicos Rio 2016. E agora é o momento de acordarmos, pois retomamos a pauta sobre o processo de  votação para o impeachment de Dilma Rousseff. E de mãos dadas as últimas novidades noticiadas sobre o impeachment, estão  as manchetes bombásticas sobre a Lava Jato. Com isso, a violência volta a aumentar, e as informações sobre a recuperação da economia despencam e voltam a nos assombrar. E como não fosse suficiente, ainda, lembramos que estamos em ano de eleição.

Entretanto, nós brasileiros somos destemidos e não nos abalamos tão fácil. E será no 02 de outubro, dia que elegeremos nossos representantes nas câmaras municipais e prefeitura,  que vamos mostrar nossa força. Até porque, o período eleitoral é a principal arma que temos para colocarmos pessoas decentes nos lugares daqueles que, devido ao seu comportamento, não nos representam. Enfim, ressalto a importância de aproveitarmos este momento para dar lugar aos  bons.  Do contrário, será preciso outro evento, como a Olimpíada,  para  nos conscientizarmos sobre como é bom sonhar.

Vamos em frente!

Joaquim Pinto