Em: Eventos passados | Notícias CDLNITEROI

Compra e gerência de estoque são temas do segundo Café Empresarial de agosto

Quando se trata de pagar bem, todos querem ter as melhores informações de fornecedores ou lojas em que vão comprar, mas, por diversos fatores, muitas vezes não fazemos a escolha mais assertiva nesse quesito. Pensando nisso, a CDL e o Sebrae realizaram mais um Café Empresarial. Com o tema “Comprar bem e gerenciar seu estoque para aumentar resultados”, o empresário e consultor do Sebrae José Palermo Neto palestrou para os presentes.

O empresário enfatizou a necessidade de planejar e analisar custos na hora de fechar uma compra. O custo-benefício pode ser mais importante do que o preço mais baixo na hora de receber do fornecedor. “No momento de fechar uma compra ou um negócio, é importante que já exista um planejamento estratégico por trás disso. Comprar no primeiro fornecedor pode, muita das vezes, ser um preço muito acima do que conseguiria pesquisando mais”, aponta José.

Ao longo da palestra, José Palermo aproveitou para pontuar alguns passos que o lojista deve traçar para melhor aproveitar do seu capital investido em estoque. “Criar metas, atentar-se aos indicadores, sair da fase dos ‘achismos’ e trabalhar com fatos, ter uma equipe motivada, conhecer a concorrência, atualizar seu conhecimento das últimas tendências de mercado, conhecer seu público-alvo e, por fim e não menos importante, ter um bom planejamento de estoque”, enumerou o consultor.

A importância de se atentar aos sintomas da sua empresa e do capital de giro, segundo o próprio consultor, é fundamental para a sobrevivência de seu negócio. “Cerca de 40% das empresas fecham em seu primeiro ano por má administração do seu capital de giro. Todos nós sabemos que é muito complicado controlar isso, mas é possível, basta ter disciplina e organização”, finalizou José Palermo.

O café empresarial acontece mensalmente na primeira terça-feira do mês, no restaurante Noi em Itaipu, e na segunda terça-feira do mês na sede da CDL, centro de Niterói, sempre às 9 horas. A entrada e a participação no Café empresarial são gratuitas.

Confira as fotos: