Semana do peixe em São Gonçalo

São Gonçalo foi escolhido para o lançamento, no Estado do Rio, da 11ª Semana do Peixe, promovida em todo o País pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. O evento, que tem como tema “Hoje é Dia de Peixe”, será na próxima segunda-feira, às 10h, na Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro, e contará com a presença do ministro Eduardo Lopes e do prefeito Neilton Mulim. A campanha, que é realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, acontece até o dia 14 de setembro e tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o País.

Em São Gonçalo serão realizadas várias ações em prol do incremento no consumo de pescado. Serão oferecidos cursos, palestras, seminários, festival gastronômico e degustações de pescado. A ação é promovida pela secretaria municipal da Pesca em parceira com o Ministério da Pesca e Aquicultura. A Semana do Peixe desenvolve atividades de promoção do pescado e seus derivados junto a todas as faixas etárias com o intuito de fomentar a formação de novos consumidores e oferecer-lhes produtos de alto valor nutricional, a preços acessíveis.

De acordo com o secretário municipal da Pesca, Francisco Vicenildo Medeiros, é uma grande satisfação poder receber a Semana do Peixe pela primeira vez em São Gonçalo. “O peixe é a proteína mais saudável do mercado e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O consumo mais que dobrou no Brasil. Só de 2012 para 2013, o consumo no País cresceu quase 25%, ultrapassando o mínimo estabelecido pela OMS que é de 12 Kg/habitante/ano. Hoje, a população consome em média 14,5 quilos de pescado por habitante/ano. E tem mais, a Semana do Peixe estimula o trabalho de pescadores e aquicultores, no continente e no litoral. O que é muito importante para a geração de empregos”, explicou.

Para incentivar a utilização do pescado na alimentação escolar, um almoço será ofertado aos alunos da Escola Municipal Evadyir Molina, na Venda da Cruz. Em seguida, o Ministro vai almoçar e participar da palestra juntamente com o secretário, e com os representantes da categoria, na Praia das Pedrinhas. Posteriormente, participarão do curso voltado a orientar as merendeiras da rede municipal de ensino no preparo do pescado, no Abrigo Cristo Redentor.

Objetivo é aumentar em 30% o consumo de pescado em todo o País

A expectativa do Ministério da Pesca e Aquicultura é a de que a Semana do Peixe deste ano registre um crescimento de 30% no consumo de pescados em todo País. A estimativa é do ministro Eduardo Lopes e foi manifestada ontem durante a abertura da 11ª Semana do Peixe no Distrito Federal (DF). Segundo ele, a estimativa está bem próxima do aumento registrado no mesmo período de 2013.

“Os dados do ano passado indicam claramente esse percentual. Estamos nos esforçando para que tenhamos em 2014 números similares. Para isso, contamos com mercados, supermercados e restaurantes trabalhando com descontos. Ou seja, são ações que realmente incentivam o consumo”, disse o ministro.

Conforme os indicadores do ministério, somente no DF, o consumo nessa época chega a crescer cerca de 20%. Para o presidente da Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais do Distrito Federal, Francisco Baia, esse crescimento decorre, principalmente, dos frequentes estímulos promocionais dos produtores e revendedores.

Francisco Baia revelou que, mesmo longe de grandes rios e de mares, o DF se mantém como o segundo maior consumidor de pescados do Brasil. Segundo ele, isso acontece por conta da cultura de sua população, majoritariamente originária de estados do Norte e do Nordeste, grandes regiões consumidoras de peixe.

De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Brasil consumiu no ano passado 14,5 quilos de peixe por habitante. O ministro Eduardo Lopes informou que esse volume está 13 quilos acima do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Fonte: O Fluminense