Em: Notícias CDLNITEROI | Slideshow

Uma história de amor

O Dia dos Namorados, também conhecido como o “Dia de São Valentim”, é uma data na qual celebra-se a união amorosa entre casais através da troca de presentes numa demonstração de carinho e amor entre eles.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, muito conhecido pela sua fama de casamenteiro. Em algumas partes do mundo, como por exemplo na nossa terra mãe Portugal, a data é celebrada no dia 14 de fevereiro, assim como nos Estados Unidos, onde festeja-se o “Valentines Day”.

A comemoração dessa data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica chamado Valentim, proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II, desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio de forma secreta. 

Por desrespeitar uma decisão imperial, o bispo foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e flores, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. Em sua homenagem, essa data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

No Brasil, a data surgiu no comércio

O surgimento da data para os brasileiros teve uma origem diferente. Relacionado ao frei português Fernando de Bulhões -Santo Antônio- o dia dos namorados no Brasil vem das pregações religiosas realizadas por ele, nas quais se destacava a importância do amor e do casamento. Em função das suas mensagens, depois de ser canonizado pela Igreja Católica, ganhou a fama de santo casamenteiro.

Devido a fama do frei Fernando de Bulhões, foi decidido que no Brasil o dia dos namorados aconteceria na véspera do dia de Santo Antônio, que é celebrado no dia 13 de junho.

E como surgiu a ideia de se colocar o dia dos namorados na véspera do dia de Santo Antônio? A história nos remete diretamente ao comércio. No ano de 1949, uma loja de departamento de São Paulo procurou o publicitário João Dória com o desafio de bolar uma forma para aquecer as vendas durante o mês de junho, até então um dos menos lucrativos para o comércio. O publicitário teve a sacada de criar o Dia dos Namorados, inspirado no Dia de São Valentim, já consagrado e muito comemorado fora do Brasil.

Foto: Adriana Franciosi

O primeiro dia dos namorados foi marcado por uma faixa gigantesca na frente da loja com os dizeres “Não é só de beijos que se prova o amor”. Apesar da ideia de trazer uma data já consagrada para o Brasil, ela não emplacou na primeira tentativa. Demorou cerca de dez anos para que a data festiva caísse no gosto da população, fazendo aumentar, enfim, o movimento comercial no mês de junho .

Ainda que a sua previsão inicial não tivesse trazido o resultado esperado, após consolidar-se, o Dia dos Namorados aparece como uma das datas mais importantes para o comércio. No ano passado, as vendas voltadas para o período, cresceram 5,2% na semana em que ele é comemorado (06 a 12 de junho), em comparação com 2011, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Namorados 2012.

Nesta direção, já de olho no aumento das vendas, grandes marcas vêm se preparando com produtos específicos para a data. As Havaianas, líder no mercado de sandálias no Brasil, lançou no início do mês de Maio, uma edição limitada em comemoração pelo dia dos namorados em que aparece um dos casais mais famosos dos contos de fadas: o Pato Donald e a Margarida.

No comércio de Niterói, a data é esperada com expectativa pelos lojistas, principalmente aqueles localizados no Plaza Shopping. Recém reformado, o shopping inaugurou sua expansão no início do mês de Maio e terá seu foco voltado para o dia dos namorados. Ela será a segunda grande data após a reforma ,o dia das mães foi a primeira. As novas lojas instaladas no local oferecem opções de presentes para todos os corações apaixonados.

Entre as grandes lojas que possuem ótimas opções de presentes para a enamorados podemos citar: Victor Hugo, MAC e Sephora, a maior loja de cosméticos do mundo e que faz sucesso entre as mulheres.

Onde comemorar ?

A praia da Boa Viagem é um dos locais preferidos dos casais para namorar apreciando a bela vista da região.

A cidade de Niterói, por suas belezas naturais, é um lugar deslumbrante e que contagia os casais apaixonados. Uma boa opção é a praia da Boa Viagem. Com uma vista maravilhosa da Baía de Guanabara e do Cristo Redentor, o local oferece a possibilidade de se fazer uma caminhada ao ar livre, apreciando a paisagem e dando uma chance para que os casais curtam o visual romântico.

Para quem procura algo mais sofisticado, o Pólo Gastronômico de São Francisco aparece como uma excelente opção. Contando com uma grande quantidade de bares e restaurantes, o local é o destino ideal para aquele casal que pretende ter uma boa refeição fora de casa.

Para aqueles casais que são mais agitados e que gostam de uma saída, a boa opção fica por conta do evento “Villa Mix Festival”, que levará para o Teatro Popular (próximo ao Terminal Rodoviário) grandes nomes do cenário sertanejo e pop brasileiro.Realizado no dia 16 de junho, no final de semana seguinte ao dia dos namorados, o festival terá como atrações: Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Naldo, Humberto & Ronaldo e Israel Novaes.

ESTA MATÉRIA FAZ PARTE DA REVISTA ‘O LOJISTA’ DA CDL NITERÓI DO MÊS DE JUNHO. PARA ACESSAR A EDIÇÃO COMPLETA GRATUITAMENTE CLIQUE AQUI