Em: Na mídia

Vai acabar? Moradores de Niterói preparam protestos contra fim de auxílios. – Plantão Enfoco – 18/06/2021

A ameaça de término dos programas sociais oferecidos, em caráter emergêncial, pela Prefeitura de Niterói como Renda Básica, Busca Ativa, Empresa Cidadã e Supera Mais, lançados por conta das restrições determinadas na cidade na tentativa de conter o avanço da Covid-19 e suas variantes no município, assombra quem afirma depender deles para sobreviver. Em março, o Executivo estendeu os benefícios até julho, mas ainda sinalizou para qualquer pretensão de nova prorrogação.

Para o presidente do Sindicato de Lojistas (Sindilojas) de Niterói, Charbel Tauil Rodrigues, a instituição entende que os auxílios precisam ser mantidos de forma integral, enquanto perdurarem as medidas restritivas decorrentes da pandemia.

“O intuito de programas como o Empresa Cidadã é proporcionar um mínimo de suporte aos empreendedores locais, de forma que empregos sejam mantidos. E como todos sabemos, os efeitos nefastos da pandemia ainda estão por aí, não apenas no âmbito da saúde pública, mas também na própria economia como um todo. Então, se a própria prefeitura mantém medidas restritivas, ela de forma alguma deve sequer considerar a hipótese de retirar os apoios existentes”

Charbel Tauil Rodrigues, presidente Sindilojas

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), Manoel Alves, informou já ter solicitado nova prorrogação para ajudar o empresariado.

“Vamos aguardar a definição e resposta do governo, mas estamos na expectativa. Por enquanto não há nada definido”

Moradora do Centro, a auxiliar de serviços gerais, Aurilene Rodrigues, teme que o programa não seja prorrogado. Ela denuncia ainda que apesar de inscrita para receber o cartão, e a filha estar devidamente matriculada em escola municipal, ainda não recebeu o cartão.

“A prefeitura anunciou que alunos novos teriam direito, mas infelizmente a gente não conseguiu e já estou preocupada se o programa não for renovado. Como eu, existem várias mães que ainda não receberam o benefício”

Temendo o fim de programas, moradores da cidade mobilizam um protesto previsto para a próxima quarta-feira (23), em frente à Prefeitura de Niterói, com um panelaço a favor da prorrogação do auxílio. O ato está marcado para acontecer a partir das 16h.

Questionada sobre a prorrogação dos programas a prefeitura ainda prestou qualquer esclarecimento.

Fonte: Plantão Enfoco