Em: Notícias CDLNITEROI

Veja 12 dicas para turbinar o currículo e conseguir uma boa vaga de trabalho

O índice de desemprego em todas as regiões do país chegou a níveis alarmantes. Como consequência, as disputas pelas vagas de trabalho estão mais acirradas. Cada etapa da busca por um emprego ganha uma importância extra em tempos de crise.

Um currículo bem elaborado, dinâmico e eficiente garante uma vantagem significativa na disputa pela vaga.

Pela internet, é possível fazer um minicurso gratuito com dicas, teste e exemplos para turbinar o currículo.

O curso do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do governo do Estado, é dividido em quatro aulas e demora cerca de 50 minutos. O conteúdo das aulas traz dicas também para a hora da entrevista e dos testes de dinâmica de grupo. Confira as 12 dicas para fazer um currículo vencedor:
1 – Para ser eficiente e impressionar bem, o currículo não precisa ser muito extenso. Duas folhas são suficientes. Qualidade é sempre melhor que quantidade.

2 – Escolha palavras simples e escreva frases curtas.

3 – Dê preferência a substantivos ou a adjetivos (como habilidade, vivência, domínio, experiência, familiaridade) no lugar de verbos (realizei, fiz, conquistei). Não faça auto-elogios
4 – Se for enviado pelo correio, opte por um envelope tamanho ofício, para fazer, no máximo, três dobras horizontais. Enderece com letra legível e sem rasuras, e não esqueça de incluir o remetente.
5 – Se esta é a primeira vez que você está procurando emprego e, portanto, não tem experiência profissional anterior, relacione suas habilidades (se sabe escrever e falar bem, se tem facilidade para fazer contas, se sabe usar o computador e quais os programas que domina, se fala um idioma estrangeiro, etc) e justifique sua escolha pelo tipo de trabalho que está buscando.
6 – Se tiver alguma experiência profissional, anote o nome completo das três últimas empresas em que trabalhou, o cargo que ocupou e as datas da admissão e da demissão.

7 – Caso seu trabalho anterior tenha sido informal, descreva sua atividade da forma mais curta, simples e objetiva possível.
8 – O currículo deve começar sempre com o seu nome, nacionalidade, idade e estado civil. Na linha de baixo, escreva o endereço completo, incluindo o CEP. Em seguida, informe os telefones para contato e o endereço eletrônico, se tiver.

9 – Em um tópico, trace seu perfil profissional fazendo um resumo de suas qualificações, com frases curtas e objetivas. Comece sempre pelas atividades que você tem maior domínio.

Fonte: r7.com